Pinturas

 

 

AQUARELAS






por Jader Resende
, Aquarelas de Jader Resende

 
A questão blog, como pensamento diário é das mais usadas.

Tenho visto de todos os tipos e preferências, muitos com aberturas comerciais ou não.

Identifico-me na abertura para mudança em nosso modo de ser.

Novidades aparecem e desaparecem numa velocidade acima da capacidade que temos de assimilar, mas sempre existira algo que poderá participar neste emaranhado de informações e simplesmente buscar a paz interior e a intervenção psicológica do pensamento oriental.

Os chineses usaram AQUARELA dois séculos antes de Cristo e nela, uma abordagem transpessoal. Diante de tamanha cumplicidade dos chineses, torna-se incompreensível tamanha grandeza. 

Temos nosso modo de senti-la, nossa emoção para entendê-la e integrá-la ao jeito de ser de cada aquarelista em sua busca pessoal.

A fundamental vantagem da pintura em aquarela é, sem duvida sua receptividade e técnica de pintar, tendo a água como principal elemento transformador de nossas emoções e também na psicoterapia alternativa estimuladora do inconsciente.

A aguada desde os egípcios se destaca por sua praticidade, harmonização dos elementos e sua influencia no estado de espírito. Desperta reflexões, autoconhecimento e equilíbrio emocional.

Na procura de novas formas de expressão na aquarela, ativamos os processos imaginativos através da meditação do corpo e da alma, procura-se também alcançar um relaxamento e paz interior. Na força e rebeldia da água esta sua relação com a fluidez e transparência da aquarela.

Material necessário:

Um pequeno estojo com cores de sua preferência.

Um bloco de papel.

Um copo de água.

Alguns pincéis de sua preferência.

Uma jarra de água para lavar os pincéis. 
 

A técnica da aquarela (material não-tóxico). Pode ser usada em muitas situações delicadas. 
A aquarela seca ou molhada, facilmente pode se tornar nossa amiga em qualquer lugar, não necessita grandes investimentos nem sofisticação no seu manuseio.

Estamos prontos a desenvolver belíssimas aquarelas até mesmo nos indiferentes e solitários quartos de hotéis, somos levados suavemente a meditação e relaxamento.

É tudo que precisamos para fortalecimento do ego e interpretação da expressiva intimidade numa linguagem rica e sem fronteira.

Mãos à obra.
A mais profunda experiência com aquarela esta na pratica de pintar tudo que vê ou sente. Pintar, pintar e continuar pintando até que haja harmonia entre os sentimentos, o poder da água, cores, formas e suporte que usa.

Não esmoreça com a rebeldia da água é parte viva da técnica.

Na aquarela não existe duas pinturas iguais, a liberdade da água sempre interfere na obra impedindo sua duplicação, portanto seremos obrigatoriamente originais.

Precisamos de inspirações, prazer, sentimentos, emoções e temos tudo isso através da aquarela.

Precisamos também de uma grande paixão no processo criativo. 

Simplesmente precisamos festejar a vida.





Aldo Tripode

Jader Resende não só reparte as figuras como reparte os quadros. No início dos objetos, que apareciam na obra de Jader já indicavam esta situação: bules ferro de passar, chaleiras, continham uma composição de desdobramento. Porem de maneira sutil, aparecia numa projeção dimensional e nesta fase explora as dimensões dessa projeção. Agora já não aparecem os objetos, e as formas ganham espaço; são situações retangulares, oblíquos e quadriláteros, num jogo de composição bastante harmônica, sendo que, não satisfeito em extrapolar, também repartindo os quadros em situações biplíticas e tripíticas. É a própria manifestação de recriação, isto é uma qualidade muito importante pois o fenômeno de recriação não esta somente em não repetir, mas sim em repetir com uma boa dose de criatividade, investigando aquilo que pinta como forma de poder acrescentar a obra uma linguagem pura e genuína, partindo de suas entranhas de alma de artista 

Nenhum comentário: