quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cuba o único país latino-americano sem desnutrição

1 a a a a ac criancas cubanas
Martha de la Caridad Moya Delgado, na Prensa Latina
 
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) confirmou que Cuba é o único país da América Latina sem desnutrição infantil, enquanto no mundo existem 146 milhões de crianças que sofrem esse flagelo.
28 por cento destes menores são da África, 17 do Oriente Médio, 15 da Ásia, sete da América Latina e as Caraíbas, cinco da Europa Central, e 27 de outros países em desenvolvimento, precisou o último relatório da Unicef denominado Progresso para a infância, um balanço sobre a nutrição.
Cuba não tem essas questões ,sendo o único país da América Latina e as Caraíbas que eliminou a desnutrição infantil depois dos esforços governamentais por melhorar a alimentação, especialmente daqueles grupos mais vulneráveis, assinala o diário Granma.
No meio do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por Estados Unidos desde faz quase meio século à ilha, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) reconheceu os avanços da nação caribenha na luta contra a desnutrição. O Estado cubano garante uma canastra básica alimentar e promove os benefícios do aleitamento materno, mantendo até o quarto mês de vida o aleitamento exclusivo e complementando com outros alimentos até os seis meses de idade, assinala o quotidiano.
Aliás, faz entrega diária de um litro de leite a todos os meninos de zero a sete anos de idade. Junto com outros alimentos como compotas, sumos os que são distribuídos de maneira eqüitativa , assinala o rotativo.
A ONU situa ao país antilhano à vanguarda do cumprimento de matéria de desenvolvimento humano, recorda Granma.

2 comentários:

Milu disse...

Maravilha o que Cuba faz!O pior é que a maioria das pessoas ignora tal fato, tendo em vista que a imprensa não divulga nada de bom que ocorra na Ilha: divulga, sim, os problemas, a falta de carros novos em circulação e outras coisas do gênero.Mas os ganhos conseguidos, mesmo com o bloqueio, isto é escondido, por isso a gente tem que divulgar posts como o seu, na tentativa de que mais pessoas tomem conhecimento disto.Estou repassando para as redes sociais.

jader resende disse...

Cuba agradece Milu, também concordo.
Abração Milu