quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Saramago: Um guia para as gerações futuras.

Garzon afirma que Saramago como um guia " para as gerações futuras "

O juiz, amigo do Nobel Português participa em Lanzarote na apresentação da biografia do escritor

J. M. Pardell | Lanzarote 02/07/2010

Existem muitas visões possíveis do autor da Cegueira . Pelo menos , anotado o juiz Baltasar Garzon esta noite Jvárias formas de abordagem de José Saramago, que ele descreveu como "mestre ". 
O escritor Português pode ser o amigo, " não o velho amigo e camarada ", o roteiro " para as gerações futuras ", o cidadão do mundo " , o lutador de causas justas , "o cara " implacável do poder ", o " pessimista impenitente ", o amante de cinema . "
  • Garzón : " Quando os tempos são maus , devemos resistir e apertou os homens "
    José Saramago

    José Saramago

    Baltasar Garzón Real

    Baltasar Garzón Real

Garzon confessou " viciado em sua escrita. " Passa como uma vantagem por ter descoberto em 1998 Todos os nomes e, desde então , devorar as suas obras " incansavelmente , sem esperar que o tempo entre um livro e outro. " Até o último, Caim, "Eu fiz tanto chorar e rir ao mesmo tempo , " um caráter "mais prescientes e irônico que a igreja construída pelo bíblico ...".
O juiz da Audiencia Nacional , actualmente suspensos das suas funções, Foi recebido na sede da Fundação César Manrique de Tahiche (Lanzarote) com o aplauso de meio milhar de pessoas que vêm , como ele, para a Haia. Foi uma data acordada com o Prémio Nobel. Na noite de 01 de julho . Mas o escritor não veio apenas para 13 dias.
O vento soprava na ilha dos vulcões para receber a obra do poeta e ensaísta Fernando Gómez Aguilera. A primeira biografia de Saramago, A consistência dos sonhos. Pilar del Río , a viúva do escritor , advertiu que este foi um ato de justiça poética. Saramago dedicou seus recentes esforços para "quem não abaixar a cabeça , que ouviu os gritos do mundo, não dá de ombros, " e hoje ", disse o juiz lhe deu mais alegria ", apresentado a sua biografia , alguns dias sua morte.
Fernando Gómez Aguilera desenvolveu um brilhante discurso , que chamou para pessoas excepcionais : "Precisamos de alguns destes homens a acreditar que nosso erro não é um fracasso. " Ele foi a origem de um adolescente Português marcado por quatro linhas de Pessoa: "Para ser grande , eu sei completo / exagerar ou excluir qualquer coisa de você / Eu sei tudo em cada coisa / colocar tudo o que você está , no mínimo para fazer / e em cada lago a entra brilho da lua , porque vida elevado . "
" A Terra é agora um pouco mais sozinho ", disse ele . Ele lembrou também entregar sua Saramago passado precisamente porque anti - laceração eo linchamento público de Garzon : " O grande problema da democracia é democrático fazer coisas democraticamente, nas palavras de Saramago. Gomez Aguilera lembrou o autor do O Evangelho Segundo Jesus Cristo como " um contador de histórias que viveu para mostrar que nos sonhos não poderia ser forte. "
Fonte: El País.com



voltar ao topo

Nenhum comentário: