infomação Incorrecta
Enquanto há pessoas que esperam o fim do mundo e que apagam os links de quem pensa o contrário, o mundo continua a tratar todos nós como escravos. Porquê?
Simples: porque somos escravos.
"Pronto, lá vai ele com outro discurso acerca da finança e da economia...".
Nada disso.
Sim, verdade: argumentos acerca desta realidade não faltam.
Sabia o bom Leitor que147 companhias controlam 40% do valor monetário de todas as empresas transnacionais?
Isso mesmo: ao analisar mais de 43.000 empresas, é possível descobrir um núcleo central. É como ver uma teia de aranha: há muitos fios, muitos nós, mas no centro há apenas 147 companhias que controlam a teia.
Este é o fruto da primeira tentativa de fazer um pouco de luz no nebuloso mundo da finança: o trabalho, conduzido por um grupo de pesquisadores da Cornell University, New York, foi publicado online no passado dia 28 de Julho.
E quem pensar ainda em fantasias como "livre mercados" ou "concorrência" faria bem a ler todo o documento.
Mas, como afirmado, não é disso que vamos falar. Pelo contrário, eis algo de muito mais "pragmático", algo que podemos encontrar no nosso dia a dia, quando entrarmos num supermercado ou numa loja qualquer.
Porque o que acontece no mundo da finança e da "alta" economia é o reflexo do que se passa no mundo da "baixa" economia, a nossa economia.
Realmente podemos escolher os produtos? De verdade temos a liberdade de preferir um fornecedor em detrimento de outro?
Na área da alimentação, por exemplo: o café Tofa é muito diferente do Nespresso? E qual o melhor: o chocolate da Nabisco ou o da Ferrero? Estes são pormenores, pois podem comprar o que querem: o dinheiro acabará sempre nos bolsos de poucas empresas. Muito poucas mesmo.
A Nestlé, por exemplo, tem 6.000 marcas (sei mil): de forma consciente ou não, acabamos sempre com o entregar o nosso dinheiro à empresa suíça.
Eis uma amostra das marcas da empresa:
Cereais: Cinnamon Toast Crunch Cheerios (outside US, Canada and Australia) Cini Minis Honey Nut Cheerios (outside US, Canada and Australia) Oat Cheerios Cookie Crisp Golden Grahams Honey Stars Koko Krunch Milo Cereals Nestlé Corn Flakes Nesquik Shreddies Shredded Wheat Clusters Trix
Yogurt : Munch Bunch Ski
Café: Bonka Nescafé Nespresso Partner’s Blend Ricoffy Ristretto Ricoré Sical Tofa Taster’s Choice Zoégas Shrameet
Água: Aberfoyle Aqua D’Or Aqua Pod Acqua Panna Al Manhal Aquapod Arrowhead Buxton Contrex Deer Park Hépar Ice Mountain Henniez Korpi Levissima Nestlé Aquarel Nestlé Vera Ozarka Perrier Poland Spring Powwow Minere Pure Life/Pureza Vital Quézac San Pellegrino San Bernardo Viladrau Vittel Zephyrhills
Outras bebidas: Nestea (Joint venture with Coca-Cola, Beverage Partners Worldwide) Enviga (Joint venture with Coca-Cola, Beverage Partners Worldwide) Milo Carnation Caro Nesquik Libby’s Growers Direct Organic Fruit Juices Good Host Juicy Juice Ski up and go
Pequeno almoço: Bear Brand Carnation Christie Coffee-Mate Dancow Gloria Klim La Lechera Milkmaid Nespray Nestlé Nesvita Nestlé Omega Plus Nido Ninho Svelty Emswiss Milo
Gelados: Camy Dreyer’s Edy’s Frisco Häagen-Dazs (North America and the United Kingdom) Hjem-IS (Denmark & Norway) Maxibon Motta Mivvi Nestlé Nestlé Drumstick Oreo (Canada) Peters (Australia) Push-Up Schöller Skinny Cow
Comida para bebé: Alete Alfare Beba Cérélac FM 85 Gerber (the world’s largest baby food company) Good Start Guigoz Lactogen Nan NAN HA NanSoy Neslac Nestlé Nestogen Nido PreNan
Desportiva: Musashi Neston Nesvita PowerBar Pria Supligen
Saúde: Boost Carnation Instant Breakfast Nutren Peptamen Glytrol Crucial Impact Isosource Fibersource Diabetisource Compleat Optifast Resource
Temperos: Buitoni Maggi Carpathia CHEF Thomy Winiary
Congelados: Stouffer’s Lean Cuisine Buitoni Hot Pockets Lean Pockets Papa Guiseppi Tombstone Pizza Jack’s Pizza DiGiorno Pizza California Pizza Kitchen Frozen
Chocolate e produtos de forno: 100 Grand Bar Aero After Eight Allens Animal Bar Baby Ruth Bertie Beetle (Australia) Big Turk (Canada) Black Magic Boci (Hungary) Blue Riband Bono(Brazil) Breakaway Butterfinger Butterfinger BB’s Butterfinger Crisp Bon Pari (Czech Republic, Poland and Hungary) Cailler Caramac Carlos V Chips Ahoy! (Canada) Coffee Crisp Chunky Drifter Frigor Galak/Milkybar Goobers Heaven Hercules Bars (with Disney) Icebreakers Kit Kat (Hershey’s in the US) Lion Matchmakers Milky Bar Mirage Joff Munchies Nestlé Alpine White Nestlé with Almonds Nestlé Crunch Nestlé Crunch Crisp Nestlé Crunch with Caramel Nestlé Crunch with Peanuts Nestlé Crunch Pieces Nestlé Crunch White Nestlé Milk Chocolate Nestlé Princessa Nestlé Wonder Ball Nips Nuts (Europe) Oh Henry (except US) Peppermint Crisp Perugina Baci Polo Quality Street Raisinets Rolo (Hershey’s in the US) Rowntrees
Pastilhas e rebuçados Jelly Tots Pick & Mix Randoms Fruit Gums Tooty Frooties Juicy Jellies Snowcaps
Smarties Texan Bar Toffee Crisp Toll House cookies Turtles Walnut Whip Violet Crumble Yorkie XXX mints
Comida para animais: Alpo Beneful Cat Chow Dog Chow Fancy Feast Felix Friskies Go Cat Butchers Bakers Winalot Gourmet Mighty Dog Mon Petit ONE Pro Plan Purina Tidy Cats
Quem dirige isso tudo?
A Nestlé é uma empresa suíça, no cujo topo encontramos Peter Brabeck-Letmathe que, além de trabalhar na Nestlé, participa nos conselhos de Administração do banco Credit Suisse, da empresa francesa L'Oréal, da Delta Topco Limites (gere os contratos da Formula Um), da Exxon Company (petróleo).
Mas todas as figuras de topo da Nestlé são interessantes, pois ocupam lugares que, casualmente, resultam ser bem úteis para a empresa mãe:
- temos Nandu Nandkishore, Vice Presidente da Associação Internacional dos produtores de Comida para Bebés
- temos Helmut Oswald Maucher, Presidente do Concelho de Administração da Stiftung Demoskopie Allensbach (sondagens), do Concelho da Universidade de Munich e do Instituto de Frankfurt de Estudos Avançados,
- temos James Singh do Concelho da televisão RTL,
- temos Laurent Freixe, do Concelho do Foreign Investment Advisory Council of Russia, do ECR Europe (para servir melhor o consumidor, lololol), do Liaison Committee (Parlamento do Reino Unido),
- depois elementos que pertencem aos Concelhos de Administração da Galderma Pharma (medicamentos), GEA-Group AG (energia), Alcon (medicina), Osem Investment, GS1 (ex EAN International), Programa de sustentabilidade da Universidade de Cambridge, Economiesuisse, SwissHoldings, SIX Regulatory, Committee on Extraterritoriality (Paris), Câmara de Comércio Internacional (ICC), Câmera de Comércio Suíço-Americana.
Não falta nada. Todos homens nos lugares certos.
Todos homens que não podem não concordar quando é altura de grandes decisões. Por exemplo: será boa ideia enviar leite radioactivo para as crianças famintas da Africa?
Voto unânime: sim, com certeza.
Acham a Nestlé um caso isolado? Nem por isso.
Nunca ouviram falar da Kraft? A subsidiaria da Philip Morris (exacto, aquela dos cigarros). liderada por Irene Blecker Rosenfeld (olha, uma hebraica) vende em 155 Países.
As marcas possuídas são tantas que a mesma Kraft organizou a lista em ordem alfabética:
A: A.1., Alpen Gold
B: Breakstone's, Bubbaloo
C: Cadbury Creme Egg, Capri Sun, Carte Noire, Cheeze Whiz, Chips Ahoy!, Club Social, Cool Whip, Côte d'Or, Cracker Barrel, Crystal Light, Cadbury Dairy Milk
D: Deluxe, Dentyne
F: Flake
G: General Foods International, Gevalia, Grand Mere, Green & Blacks
H: Handi-Snacks, Halls, Hollywood Gum,Honey Maid
J: Jacobs, Jell-O
K: Kenco, Kool-Aid, Kraft
L: Lacta, Lu
O: Oscar Mayer Lunchables
M: Marabou, Maxwell House, Milka, Miracle Whip
N: Nabisco, Nabisco 100 Calorie Packs, The Natural Confectionery Company, Newtons, Nilla, Nutter Butter
O: Onko, Oreo, Oscar Mayer
P: Philadelphia, Planters, Polly-O, Premium, Prince
R: Ritz, Royal
S: Simmenthal, Stimorol, Stove Top
T: Tang, Tassimo, Toblerone, Trakinas, Trident, Triscuit
V: Velveeta
W: Wheat Thins
O quê? Só isso?
Nem pensar!
A Kraft, por exemplo, controla a Nabisco; mas esta, por sua vez, controla outras marcas: Arrowroot, Barnum´s Animal Cracker, Cameo, Nabisco Classic, Easy Cheese, Flavor Originals, Ginger Snaps, Cheese Nips, Mixers, Mallomars, Snack Well's, Stoned, Toasted Chips, Teddy Graham's, Wheatsworth.
Tudo, lembramos pertence à uma empresa que, por sua vez, é uma repartição da Philip Morris.
Estão contra o fumo? Comprem um pacote de Oreo e financiem uma das maiores empresas de cigarros (Philips Morris, Marlboro, LM, Chesterfiled entre outros...).
Vamos falar da PepsiCo., com as marcas AMP Brisk Mountain Dew Ocean Spray Mist Aquafina Lipton Ice Tea MUG Pepsi Sobe Gatorade Tropicana No Fear Energy Drink Propel Enhanced Water Starbucks Food Lay’s Doritos Tostitos Cheetos Sun Chips Baked! Frito Lay Dips Baken-Ets Chester’s Puffcorn Cracker Jack El Isleno Plantain Chips Frti-Lay Peanuts Funyuns Gamesa Grandma’s Matador Maui Style Potato Chips Miss Vickie’s Munchies Munchos Natural Nut Harvest Quaker Rold Gold Ruffles Sabritones Santitas Smartfood Spitz Stacy’s?
Ou da Coca-Cola? Da Sony? Da Rockefeller Group International? Da Nike? Da Lockheed Martin?
Não vale a pena, pois a história e os resultados seriam sempre os mesmos.
O que conta é perceber que a nossa capacidade de escolha é muito limitada. Não só: mas que ao adquirir um produto acabamos com o financiar empresas que nada têm a ver com o produto comprado.
As pessoas precisam de comer, todos sabemos disso: o mercado da comida é de essencial.
O que justifica, por exemplo, os mais de 2 biliões de Dólares (ano 2009) investidos pela Nestlé na procura de alimentos cada vez mais atractivos; alimentos que utilizem sais, gorduras, açucares e outros produtos químicos que possam produzir um autêntico "vício psicológico". Desfrutando também a publicidade.
Mas esta é outra história ainda.
Aqui gostaria de pôr um quesito: porque devemos ficar preocupado com a empresa que vende um determinado produto?
Em primeiro lugar por uma questão de saúde.
Quase todas as marcas citadas até agora vendem produtos nos quais estão presentes substancias tóxicas, grandes quantidades de gorduras e aditivos como MSG, HFCS, mercúrio e aspartame. São substancias venenosa para o corpo, o sistema nervoso e o cérebro. A comida assim preparada está a tornar o mundo mais gordo, mais doente e mais idiota.
Depois há o controle. Controla a comida para controlar as pessoas. É isso que se passa. Mas quem encontramos atrás das empresas que controlam a comida?
O Presidente da Nestlé é membro do World Economic Forum. Que não é uma organização de escuteiros.
O Presidente da Coca-Cola, Muhtar Kent, é membro do Grupo Bilderberg, cujo pai foi homageado pelas associações judaicas International Raoul Wallenberg Foundation e American Sephardi Federation (!!!).
A Presidente da PepsiCo., Indra Krishnamurthy Nooyi, é membro do World Economic Forum também, tal como Ray O Johnson, da Lockheed Martin.
Ao adquirir os produtos destes senhores, alimentamos o World Economic Forum, o Grupo Bilgerberg, o Council on Foreign Relations.
Alternativas? Sim, melhores e mais saudáveis.
Prefiram produtos locais, sempre.
Porque comprar uma garrafa de água produzia a 300 quilómetros de distância?
O que tem a água da vossa zona que não presta? Sempre água é, não é o caso de ser estúpidos.
Se poderem, optem pelos produtos frescos.
Sim, verdade, o produto congelado ou já embalado tem vantagens: mas tem aditivos também.
O que é melhor: o pão embalado ou aquele produzido pelo forno da esquina?
O que vale mais? A praticidade ou a saúde nossa e das nossas famílias?
Só isso?
Como "só isso"? Ohé, mas eu escrevo para o boneco o quê? Fogo...
Ipse dixit.
Fontes: TheVigilantCitizen, Kraft Foods Company, Nestlé, Arvix (pdf em Inglês), ScienceNews
Simples: porque somos escravos.
"Pronto, lá vai ele com outro discurso acerca da finança e da economia...".
Nada disso.
Sim, verdade: argumentos acerca desta realidade não faltam.
Sabia o bom Leitor que147 companhias controlam 40% do valor monetário de todas as empresas transnacionais?
Isso mesmo: ao analisar mais de 43.000 empresas, é possível descobrir um núcleo central. É como ver uma teia de aranha: há muitos fios, muitos nós, mas no centro há apenas 147 companhias que controlam a teia.
Este é o fruto da primeira tentativa de fazer um pouco de luz no nebuloso mundo da finança: o trabalho, conduzido por um grupo de pesquisadores da Cornell University, New York, foi publicado online no passado dia 28 de Julho.
E quem pensar ainda em fantasias como "livre mercados" ou "concorrência" faria bem a ler todo o documento.
Mas, como afirmado, não é disso que vamos falar. Pelo contrário, eis algo de muito mais "pragmático", algo que podemos encontrar no nosso dia a dia, quando entrarmos num supermercado ou numa loja qualquer.
Porque o que acontece no mundo da finança e da "alta" economia é o reflexo do que se passa no mundo da "baixa" economia, a nossa economia.
Realmente podemos escolher os produtos? De verdade temos a liberdade de preferir um fornecedor em detrimento de outro?
Na área da alimentação, por exemplo: o café Tofa é muito diferente do Nespresso? E qual o melhor: o chocolate da Nabisco ou o da Ferrero? Estes são pormenores, pois podem comprar o que querem: o dinheiro acabará sempre nos bolsos de poucas empresas. Muito poucas mesmo.
Nestlé
A Nestlé, por exemplo, tem 6.000 marcas (sei mil): de forma consciente ou não, acabamos sempre com o entregar o nosso dinheiro à empresa suíça.
Eis uma amostra das marcas da empresa:
Cereais: Cinnamon Toast Crunch Cheerios (outside US, Canada and Australia) Cini Minis Honey Nut Cheerios (outside US, Canada and Australia) Oat Cheerios Cookie Crisp Golden Grahams Honey Stars Koko Krunch Milo Cereals Nestlé Corn Flakes Nesquik Shreddies Shredded Wheat Clusters Trix
Yogurt : Munch Bunch Ski
Café: Bonka Nescafé Nespresso Partner’s Blend Ricoffy Ristretto Ricoré Sical Tofa Taster’s Choice Zoégas Shrameet
Água: Aberfoyle Aqua D’Or Aqua Pod Acqua Panna Al Manhal Aquapod Arrowhead Buxton Contrex Deer Park Hépar Ice Mountain Henniez Korpi Levissima Nestlé Aquarel Nestlé Vera Ozarka Perrier Poland Spring Powwow Minere Pure Life/Pureza Vital Quézac San Pellegrino San Bernardo Viladrau Vittel Zephyrhills
Outras bebidas: Nestea (Joint venture with Coca-Cola, Beverage Partners Worldwide) Enviga (Joint venture with Coca-Cola, Beverage Partners Worldwide) Milo Carnation Caro Nesquik Libby’s Growers Direct Organic Fruit Juices Good Host Juicy Juice Ski up and go
Pequeno almoço: Bear Brand Carnation Christie Coffee-Mate Dancow Gloria Klim La Lechera Milkmaid Nespray Nestlé Nesvita Nestlé Omega Plus Nido Ninho Svelty Emswiss Milo
Gelados: Camy Dreyer’s Edy’s Frisco Häagen-Dazs (North America and the United Kingdom) Hjem-IS (Denmark & Norway) Maxibon Motta Mivvi Nestlé Nestlé Drumstick Oreo (Canada) Peters (Australia) Push-Up Schöller Skinny Cow
Comida para bebé: Alete Alfare Beba Cérélac FM 85 Gerber (the world’s largest baby food company) Good Start Guigoz Lactogen Nan NAN HA NanSoy Neslac Nestlé Nestogen Nido PreNan
Desportiva: Musashi Neston Nesvita PowerBar Pria Supligen
Saúde: Boost Carnation Instant Breakfast Nutren Peptamen Glytrol Crucial Impact Isosource Fibersource Diabetisource Compleat Optifast Resource
Temperos: Buitoni Maggi Carpathia CHEF Thomy Winiary
Congelados: Stouffer’s Lean Cuisine Buitoni Hot Pockets Lean Pockets Papa Guiseppi Tombstone Pizza Jack’s Pizza DiGiorno Pizza California Pizza Kitchen Frozen
Chocolate e produtos de forno: 100 Grand Bar Aero After Eight Allens Animal Bar Baby Ruth Bertie Beetle (Australia) Big Turk (Canada) Black Magic Boci (Hungary) Blue Riband Bono(Brazil) Breakaway Butterfinger Butterfinger BB’s Butterfinger Crisp Bon Pari (Czech Republic, Poland and Hungary) Cailler Caramac Carlos V Chips Ahoy! (Canada) Coffee Crisp Chunky Drifter Frigor Galak/Milkybar Goobers Heaven Hercules Bars (with Disney) Icebreakers Kit Kat (Hershey’s in the US) Lion Matchmakers Milky Bar Mirage Joff Munchies Nestlé Alpine White Nestlé with Almonds Nestlé Crunch Nestlé Crunch Crisp Nestlé Crunch with Caramel Nestlé Crunch with Peanuts Nestlé Crunch Pieces Nestlé Crunch White Nestlé Milk Chocolate Nestlé Princessa Nestlé Wonder Ball Nips Nuts (Europe) Oh Henry (except US) Peppermint Crisp Perugina Baci Polo Quality Street Raisinets Rolo (Hershey’s in the US) Rowntrees
Pastilhas e rebuçados Jelly Tots Pick & Mix Randoms Fruit Gums Tooty Frooties Juicy Jellies Snowcaps
Smarties Texan Bar Toffee Crisp Toll House cookies Turtles Walnut Whip Violet Crumble Yorkie XXX mints
Comida para animais: Alpo Beneful Cat Chow Dog Chow Fancy Feast Felix Friskies Go Cat Butchers Bakers Winalot Gourmet Mighty Dog Mon Petit ONE Pro Plan Purina Tidy Cats
Quem dirige isso tudo?
A Nestlé é uma empresa suíça, no cujo topo encontramos Peter Brabeck-Letmathe que, além de trabalhar na Nestlé, participa nos conselhos de Administração do banco Credit Suisse, da empresa francesa L'Oréal, da Delta Topco Limites (gere os contratos da Formula Um), da Exxon Company (petróleo).
Mas todas as figuras de topo da Nestlé são interessantes, pois ocupam lugares que, casualmente, resultam ser bem úteis para a empresa mãe:
- temos Nandu Nandkishore, Vice Presidente da Associação Internacional dos produtores de Comida para Bebés
- temos Helmut Oswald Maucher, Presidente do Concelho de Administração da Stiftung Demoskopie Allensbach (sondagens), do Concelho da Universidade de Munich e do Instituto de Frankfurt de Estudos Avançados,
- temos James Singh do Concelho da televisão RTL,
- temos Laurent Freixe, do Concelho do Foreign Investment Advisory Council of Russia, do ECR Europe (para servir melhor o consumidor, lololol), do Liaison Committee (Parlamento do Reino Unido),
- depois elementos que pertencem aos Concelhos de Administração da Galderma Pharma (medicamentos), GEA-Group AG (energia), Alcon (medicina), Osem Investment, GS1 (ex EAN International), Programa de sustentabilidade da Universidade de Cambridge, Economiesuisse, SwissHoldings, SIX Regulatory, Committee on Extraterritoriality (Paris), Câmara de Comércio Internacional (ICC), Câmera de Comércio Suíço-Americana.
Não falta nada. Todos homens nos lugares certos.
Todos homens que não podem não concordar quando é altura de grandes decisões. Por exemplo: será boa ideia enviar leite radioactivo para as crianças famintas da Africa?
Voto unânime: sim, com certeza.
Os cigarros da Kraft
Acham a Nestlé um caso isolado? Nem por isso.
Nunca ouviram falar da Kraft? A subsidiaria da Philip Morris (exacto, aquela dos cigarros). liderada por Irene Blecker Rosenfeld (olha, uma hebraica) vende em 155 Países.
As marcas possuídas são tantas que a mesma Kraft organizou a lista em ordem alfabética:
A: A.1., Alpen Gold
B: Breakstone's, Bubbaloo
C: Cadbury Creme Egg, Capri Sun, Carte Noire, Cheeze Whiz, Chips Ahoy!, Club Social, Cool Whip, Côte d'Or, Cracker Barrel, Crystal Light, Cadbury Dairy Milk
D: Deluxe, Dentyne
F: Flake
G: General Foods International, Gevalia, Grand Mere, Green & Blacks
H: Handi-Snacks, Halls, Hollywood Gum,Honey Maid
J: Jacobs, Jell-O
K: Kenco, Kool-Aid, Kraft
L: Lacta, Lu
O: Oscar Mayer Lunchables
M: Marabou, Maxwell House, Milka, Miracle Whip
N: Nabisco, Nabisco 100 Calorie Packs, The Natural Confectionery Company, Newtons, Nilla, Nutter Butter
O: Onko, Oreo, Oscar Mayer
P: Philadelphia, Planters, Polly-O, Premium, Prince
R: Ritz, Royal
S: Simmenthal, Stimorol, Stove Top
T: Tang, Tassimo, Toblerone, Trakinas, Trident, Triscuit
V: Velveeta
W: Wheat Thins
O quê? Só isso?
Nem pensar!
A Kraft, por exemplo, controla a Nabisco; mas esta, por sua vez, controla outras marcas: Arrowroot, Barnum´s Animal Cracker, Cameo, Nabisco Classic, Easy Cheese, Flavor Originals, Ginger Snaps, Cheese Nips, Mixers, Mallomars, Snack Well's, Stoned, Toasted Chips, Teddy Graham's, Wheatsworth.
Tudo, lembramos pertence à uma empresa que, por sua vez, é uma repartição da Philip Morris.
Estão contra o fumo? Comprem um pacote de Oreo e financiem uma das maiores empresas de cigarros (Philips Morris, Marlboro, LM, Chesterfiled entre outros...).
As outras
Vamos falar da PepsiCo., com as marcas AMP Brisk Mountain Dew Ocean Spray Mist Aquafina Lipton Ice Tea MUG Pepsi Sobe Gatorade Tropicana No Fear Energy Drink Propel Enhanced Water Starbucks Food Lay’s Doritos Tostitos Cheetos Sun Chips Baked! Frito Lay Dips Baken-Ets Chester’s Puffcorn Cracker Jack El Isleno Plantain Chips Frti-Lay Peanuts Funyuns Gamesa Grandma’s Matador Maui Style Potato Chips Miss Vickie’s Munchies Munchos Natural Nut Harvest Quaker Rold Gold Ruffles Sabritones Santitas Smartfood Spitz Stacy’s?
Ou da Coca-Cola? Da Sony? Da Rockefeller Group International? Da Nike? Da Lockheed Martin?
Não vale a pena, pois a história e os resultados seriam sempre os mesmos.
O que conta é perceber que a nossa capacidade de escolha é muito limitada. Não só: mas que ao adquirir um produto acabamos com o financiar empresas que nada têm a ver com o produto comprado.
As pessoas precisam de comer, todos sabemos disso: o mercado da comida é de essencial.
O que justifica, por exemplo, os mais de 2 biliões de Dólares (ano 2009) investidos pela Nestlé na procura de alimentos cada vez mais atractivos; alimentos que utilizem sais, gorduras, açucares e outros produtos químicos que possam produzir um autêntico "vício psicológico". Desfrutando também a publicidade.
Mas esta é outra história ainda.
As alternativas
Aqui gostaria de pôr um quesito: porque devemos ficar preocupado com a empresa que vende um determinado produto?
Em primeiro lugar por uma questão de saúde.
Quase todas as marcas citadas até agora vendem produtos nos quais estão presentes substancias tóxicas, grandes quantidades de gorduras e aditivos como MSG, HFCS, mercúrio e aspartame. São substancias venenosa para o corpo, o sistema nervoso e o cérebro. A comida assim preparada está a tornar o mundo mais gordo, mais doente e mais idiota.
Depois há o controle. Controla a comida para controlar as pessoas. É isso que se passa. Mas quem encontramos atrás das empresas que controlam a comida?
O Presidente da Nestlé é membro do World Economic Forum. Que não é uma organização de escuteiros.
O Presidente da Coca-Cola, Muhtar Kent, é membro do Grupo Bilderberg, cujo pai foi homageado pelas associações judaicas International Raoul Wallenberg Foundation e American Sephardi Federation (!!!).
A Presidente da PepsiCo., Indra Krishnamurthy Nooyi, é membro do World Economic Forum também, tal como Ray O Johnson, da Lockheed Martin.
Ao adquirir os produtos destes senhores, alimentamos o World Economic Forum, o Grupo Bilgerberg, o Council on Foreign Relations.
Alternativas? Sim, melhores e mais saudáveis.
Prefiram produtos locais, sempre.
Porque comprar uma garrafa de água produzia a 300 quilómetros de distância?
O que tem a água da vossa zona que não presta? Sempre água é, não é o caso de ser estúpidos.
Se poderem, optem pelos produtos frescos.
Sim, verdade, o produto congelado ou já embalado tem vantagens: mas tem aditivos também.
O que é melhor: o pão embalado ou aquele produzido pelo forno da esquina?
O que vale mais? A praticidade ou a saúde nossa e das nossas famílias?
Só isso?
Como "só isso"? Ohé, mas eu escrevo para o boneco o quê? Fogo...
Ipse dixit.
Fontes: TheVigilantCitizen, Kraft Foods Company, Nestlé, Arvix (pdf em Inglês), ScienceNews
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