sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Disciplina social

Por Jader Resende

O processo construtivo em qualquer sociedade comunitária é na realidade uma dimensão completamente pública, sem nenhuma ameaça de seus integrantes ou monopólio, que torna destrutível a construção da realidade.
Comunicar é essencial e sem precedente ao ser vivo, sendo sua forma quando deteriorada é produtora de equivoco e sem noção da realidade. Produzidas por pessoas maléficas, traquinas, piegas e sem consciência da verdadeira comunhão social. Mesmo sendo elas, circunstancialmente manipuladas por interesses obscuros colocando em risco a disciplina social, deveriam de imediato e para o bem de todos, serem distanciadas para que não exerçam influencias negativas no processo educativo dos que agora iniciam a jornada da vida.
A manipulação de pessoas sem o mínimo de cultura e meio de defesa é uma forma medíocre e maléfica, não se podem comprar o caráter, cultura e honestidade de ninguém. O sádico exercício de manipulação sempre foi exercido por aqueles que detêm ou pensam deter o poder, considerando a todos, objetos possuídos de acordo com suas vontades e interesses, rebaixando-os a mais vil condição humana.
Manipular é para marionetes e os ditadores estão desaparecendo, desviar situações concretas ou funções objetivas não beneficia ninguém.
O trabalho em comunidade não é a transformação de um conjunto de regras pessoais e sim o conjunto de ideias que possam trazer o bem comum.
Rui Barbosa há mais de cem anos atrás dissertou uma prosaica comparação entre a disciplina e o parapeito de uma ponte, considerando o parapeito da ponde despercebido já que não conduz a nada, mais impede que a pessoa caia. A disciplina também é ignorada, mas impede que a pessoa caia e perca o limite da sua liberdade.
Rui Barbosa se dirigia principalmente a disciplina perante a lei, apesar de seus pensamentos ainda serem profundamente atuais e abrangentes.
Com certeza não se referia ao abuso do poder exercido durante 20 anos de ditadura e mais centenas de anos sob o domínio do coronelismo ainda hoje presente em nossas vidas, em ambos os casos deixando um rastro de impunes assassinatos.
Ser disciplinado é ter noção dos limites do próximo. Vivemos numa (Democracia) sociedade, sabemos que muita coisa é injusta e errada, mas a única garantia de melhora na raça humana esta bem próxima, representado pela disciplina dos filhos, é através deles que conseguiremos modificar as atrocidades praticadas por pessoas insensíveis que dominam o poder.
É natural que tenhamos que conviver com restrições principalmente no contexto urbano onde as limitações são diversas e necessárias ao complexo esquema social.
O mais importante é desde berço educar dentro de uma disciplina produtiva, criativa e racional, visando o respeito aos direitos e limites de todos independente de sua crença, raça ou posição social, principalmente o respeito inquestionável ao idoso, aos animais e a natureza.
Sendo a criança, o sagrado futuro da sociedade, é inadmissível que existam diversas e criminosas formas utilizadas por pessoas inescrupulosas fazendo das crianças objeto de pecaminosos delírios sexuais, trabalhos em lixões ou como escravos em diversos lugares por uma escassa e humilhante sobrevivência.
Podemos dizer que diante de tantas e tamanhas injustiças sociais que enfrenta o país, uma criança que tem um lar, é alimentada e esta matriculada em uma escola, é, de certa forma privilegiada e com certeza poderia ter um futuro brilhante. No entanto muitas delas, ainda são usadas como burro de carga para transportar ao futuro uma deprimente carga de traumas, complexos, ódio e libertinagem, projetados por inconsequentes e derrotados adultos, normalmente representados pelos pais, parentes, vizinhos ou amigos.
Dentre as diversas necessidades de disciplinas, como hora para dormir, acordar, escovar os dentes e tantas outras necessárias a vida, destaca-se os estudos.
Organizar o tempo dos estudos, para aqueles que frequentam uma escola torna-se importantíssimo. Afinal não só existe um investimento dos pais como também da sociedade. O crescimento de uma nação depende deste investimento.
Na verdade só se estuda quando há testes. O resto do tempo finge-se ser estudante ou empurra-se com a barriga para passar de ano muitas vezes nem isso é feito.
É comum dar-se importância ao nível superior e relega-se o ensino básico a uma simples aceitação, em detrimento a criação de uma disciplina na criança e um profundo conhecimento do ensino básico que sempre estará presente em qualquer fase sua vida.
È necessário desenvolver ( disciplina ) o tempo de estudo desde na mais terra idade. Um bom organograma de estudo com seus horários cria na criança o habito e o prazer de estudar normalmente. Para isso, a criança precisa do apoio incondicional dos pais e professores.
Precisamos nos conscientizar da importância do professor na formação da criança diante de uma cibercultura reinante e de grande transformação na comunicação em todo mundo. Influenciando a todos e principalmente a criança.
Todo esse emaranhado de facilidades proporcionado pela internet provoca uma necessidade impar do professor na formação das crianças,
Mesmo com toda disparidades em seus ganhos e da falta de tato para com sua importância na formação do futuro, continuam sendo lutadores na linha de frente dessa batalha despercebida por grande parte da sociedade. Talvez por acharem que os profissionais da educação fazem suas obrigações, nada mais. É lógico que existe muito mais e eles são também responsáveis por essa disciplina e futuro de uma nação, fazem uma profissão puramente movida a paixão.
Precisa-se, portanto em casa ou na escola estabelecer regras claras no dia a dia.
-Depois de feito um rigoroso horário de estudo, deve-se também:
- Fazer revisões das matérias dadas diariamente.
- Nos dias em que há aulas vagas, aprofundar as matérias, particularmente as que se têm mais dificuldades.
- Devem-se estudar primeiramente as matérias de dificuldades médias, posteriormente as mais difíceis e deixar as fáceis por ultimo, quando já se esta cansado e suaviza-se o celebro.
No mais tardar em 40 minutos deve-se fazer uma pausa e relaxar no Maximo 10 minutos. Nesse período evite jogar, correr, etc. Para não perder a concentração nos estudos
Quando usar o computador deve-se manter regras básicas.
- Nunca vá para o computador sem saber o que vai fazer.
-Estabeleça um tempo de uso do computador e sub divida este tempo de acordo com seu planejamento.
-Estabeleça um roteiro antes de ligá-lo dentro de um rigoroso horário de uso.
-Use-o somente para o que foi determinado até mesmo jogos devera ter um tempo pré-determinado.
A importância dos pais esta nesta organização. Gradualmente eles vão criando nas crianças uma séria disciplina. Principalmente proporcionando um bem estar e locais agradáveis para o estudo, uma boa iluminação, mesa e cadeira confortável e um ambiente saudável sem barulho ou uma suave musica de fundo
É obrigação valorizar os filhos, o elogio e carinho fazem milagres na criança.
Naturalmente vai-se criando um controle do tempo mental, desta forma a criança se tornara um adulto disciplinado, criativo e produtivo dentro de uma natural DISCIPLINA.

 JADER RESENDE. Publicano em meu outro blog no ano passado, o considero atual no clima de volta as aulas.



voltar ao topo

Nenhum comentário: