sábado, 6 de março de 2010

Estamira

Esta postagem é uma resposta da nossa realidade diante do filme “Chicken a la Carte”.
Marcos Prado fez uma importante denuncia e merece não só os varios premios como também nosso respeito e admiração.

"Estamira" relata fielmente a vida de uma senhora tachada como louca pela família e médicos, porém de uma lucidez incrível.
Este foi o primeiro documentário do originalmente fotógrafo Marcos Prado. Vencedor de um total de 23 prêmios nacionais e internacionais conta a história de Estamira, mulher simples de vida difícil que encontra no lixão uma possibilidade de sobrevivência.
Essa senhora de 62 anos de idade renega a Deus por diversas razões e é capaz de explicar todos os fenômenos naturais e humanos de forma lúcida, eloquente e ao mesmo tempo questionadora. Ela é uma prova de que as pessoas têm sim, a capacidade de pensar e agir de forma contrária à padrão e se manterem intelectualmente ativas, embora os arrogantes psiquiatras que a tratam discordem desse conceito, preferindo dopá-la à ouvi-la.
Estamira não é uma mulher estudada, pelo contrário, mal sabe ler já que durante a infância passou por maus bocados que, no decorrer do documentário, servem para explicar suas crenças e instabilidade emocional.
A direção de Marcos Prado foi brilhante, ele não tentou apenas dar voz à Estamira, ele também buscou uma forma de tornar visível sua existência para que servisse de exemplo "nu e cru" para todos aqueles que venham a se interessar por tentar compreender o mistério que é o ser humano...

Título Original: Estamira
Gênero: Documentário
Duração: 115 min.
Ano: Brasil - 2006
Áudio: Português
Legendas: Inglês
Distribuidora: Riofilme/Zazen Produções Audiovisuais
Direção e Roteiro: Marcos Prado




Estamira
1 de 12
2 de 12
3 de 12
4 de 12
5 de 12
6 de 12
7 de 12
8 de 12
9 de 12
10 de 12
11 de 12
12 de 12

Nenhum comentário: