sábado, 29 de setembro de 2012

Vetiver?

Buscado no Informação Incorrecta


Não costumo fazer publicidade: e fazer publicidade gratuita nem me deveria passar pela cabeça.
Mas neste caso eis uma excepção.

O leitor Cele enviou o link dum vídeo do YouTube, cujo título é um pomposo: Desastres Ecológicos - Vetiver a solução natural.

Vetiver é uma planta e na verdade não acaba com os desastres ecológicos. Mas ajuda, o que não é pouco.
Vamos ver o que diz Wikipedia:
Vetiver (Vetiveria zizanioides (L.) Nash) recentemente reclassificado como "Chrysopogon zizanioides (L.) Roberty", é uma planta da Família das gramíneas (Poaceae), herbácea, perene, cespitosa (em moita) que chega a atingir cerca de 2 m de altura e com raízes que podem penetrar até 6 m de profundidade. [...]

É uma planta próxima de outras ervas aromáticas como o capim-limão (Cymbopogon citratus) e a Palmarosa (Cymbopogon martinii). Propaga-se principalmente de forma vegetativa (assexuada) já que a maior parte das variantes cultivares produzem pequenas quantidades de semente ou, simplesmente, não a produzem.

Desta forma, o capim-vetiver é considerada uma espécie muito segura para se utilizar, não existindo o risco dela se tornar invasora. Pode ter uma longevidade de séculos.

Por estas razões, na Índia o vetiver vêm sendo utilizado há séculos para delimitar fronteira de terrenos, pois ele permanece exatamente onde foi plantado. É também conhecida como capim-vetiver, capim-de-cheiro, grama-cheirosa, grama-das-índias, falso-pachuli (ou, simplesmente, pachuli) e raiz-de-cheiro.

...zzzzzzzzz...eh? Acabou?
Ora bem, esta Vetiver parece uma planta simpática: não é invasora e segura os terrenos. Uma boa solução para evitar desmoronamentos após a insensata desflorestação?
Assim parece. Não a única solução, mas uma boa solução.

A seguir o vídeo. Repito: esta não é publicidade paga, pelo que não recebo nada com isso além (espero) da gratidão de quem preparou o anuncio.

O vídeo em si não é dos melhores, e nas cenas de mato parece que repente possa surgir um vietcong possesso. Mas fornece úteis informações.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eUVrK2Cs7DY

Nenhum comentário: