domingo, 29 de agosto de 2010

LÍDICE DA MATA


Sou nacionalista e não poderia deixar de homenagear uma mulher de fibra que comandou a prefeitura de forma digna e heroica, meus parabéns Lídice e todas as mulheres que lutam pelo social.
Na sua gestão ouvia-se sempre.
-Ela não vai suportar.
Comandou até o fim e hoje ouve-se.
-Isso e aquilo de bom, só aconteceu com Lídice da Mata.

A primeira e única mulher à frente da Prefeitura de Salvador, a economista Lídice da Mata foi eleita em 1992 com o apoio de uma ampla coligação partidária. A sua administração foi marcada por realizações voltadas para o social, apesar do grande cerco de comunicação e econômico que enfrentou, comandado pelo grupo político que governava a Bahia na época.
A sua carreira política teve início no movimento estudantil, como líder, quando ainda cursava economia, na Faculdade de Ciências Econômicas da Ufba. Destemida, teve intensa participação nas lutas populares pela anistia e contra a ditadura e na campanha das diretas já.

Filha de Aurélio Pereira de Sousa, ex-bancário e limitante comunista, e de D. Margarida Maria da Mata e Sousa, católica e dona-de-casa. Lídice começou sua vida política escolhendo suas bandeiras de luta, que a acompanham até os dias de hoje: o socialismo e a democracia.
Formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia. Durante sua vida acadêmica, Lídice foi voz ativa dos estudantes baianos na luta contra a ditadura militar e foi a primeira mulher a ser eleita para a presidência do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da universidade.


voltar ao topo

Nenhum comentário: