segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sacco e Vanzetti



" Eu vos saúdo Nicola e Bart
" Para sempre em nossos corações resto aqui

"No momento em última e definitiva é sua
" Agony é o seu triunfo ! "
(Joan Baez)



23 de agosto de 2010 
Hoje comemoramos os 83 anos desde que a política de Nicola Sacco ( 1891-1927 ) e Bartolomeo Vanzetti ( 1888-1927 ) no corredor da morte em Charleston, Massachusetts. Foram capturados durante uma incursão policial há sete anos em 1920. Convencidos de anarquistas e dodgers projecto foram o bode expiatório ideal para a política racista e reacionária de um proibicionista América.

Listas - de proscrição, Parece - do Ministério da Justiça e S. U. Secret Service , assim como Sacco e Vanzetti foram Andrea Salsedo (1884 - 1920) , Galleani Louis (1861 - 1931) e outros pensadores anarquistas e ativistas. Salsedo era da informação, mas não era um jornalista, se tivesse vivido hoje seria um blogueiro, foi " suicidou "pelo FBI caiu depois de ser torturado , o 14 º andar do edifício de Park Row , em Nova York. A história deste avant la lettre blogger - Como muitos pensadores anarquistas da época - lembra muito o de Giuseppe Pinelli (1928 - 1969) , "suicídio" de si mesmo a polícia italiana . Vamos lembrar também Salsedo neste post.

Fotos símbolo da imigração para a América
Os acontecimentos de '20 não ocorreu por acaso, mas foram determinados pela natureza dual da imigração os E.U. , por um lado a economia dos ruidosos anos 20 exigiu força de trabalho em grandes quantidades a um baixo custo , o outro estava relutante em alargar direitos de cidadania aos estrangeiros , quer em razão do fato de que na América a lei se aplica à terra : os nascidos no E.U.A. é um cidadão americano. Escusado será dizer que uma massa de trabalhadores, portadores da consciência de classe , em contraste com os valores burgueses de 1776 não temer um pouco. Um John Reed, fundador do Partido Comunista Americano, morreu em sua Moscou , em 1920, confirmaram os receios dos conservadores dentro de um puritanismo vigente.


"No centro de imigração , tive a primeira surpresa . Os emigrantes foram classificadas como muitos animais. Nem uma palavra de carinho , incentivo, para aliviar o fardo de dor que pesa muito sobre quem acaba de chegar na América ". ( Bartolomeo Vanzetti )

Entalhe e Bart eles se conheceram em 1916 , Bartolomeu teve de inventar o trabalho da peixaria , porque ninguém queria contratá-lo , porque ele foi colocado na cabeça de uma greve em Plymouth. Sacco estava fazendo relativamente melhor, mas , vindo de uma família de agricultores, próspero comércio de azeite e vinho na Itália,[1] trabalhava dez horas por dia, seis dias por semana em um sapato ( um luxo para um trabalhador , ainda hoje , pense na conversa dos trabalhadores e dos imigrantes na Itália, Alemanha e Reino Unido) era casado e tinha dois Rosina Zambelli filhos, Dante e Inês. Nick e Bart lutaram juntos em um anarquista ítalo-americano coletivo e seguir o voo de '16 no México para escapar do serviço militar . Foi para retornar ao Massachusetts que o problema começou. Foram incluídos nas listas de proscrição do governo , entre eles a impressora Andrea Salsedo .

Andrea Salsedo
Estudante anarquista Luigi Galleani , Andrea participa activamente na Itália para a realização do "Clube do Povo " um projeto para dar uma educação adequada à classe operária e proporcionar um espaço para falar sobre cultura e política. Em 1910 chega Galleani em Nova York, onde fundou o jornal " Crônica Subversiva ", cuja cabeça era todo um programa . Para obter o número de leitores e de conteúdo de caráter monotemático não pode ajudar, mas a justaposição de retorno - para quem não arrisca - com o blog de hoje. Esta abordagem se encaixa mais se pensarmos que o esnobismo que os jornalistas casta sempre ocorre quando o jornalismo cidadão sucede quando não pode. O encontro com o caso Sacco e Vanzetti em 1916 no México, onde até mesmo o Galleani Salsedo , juntamente com outros anarquistas e escapar da alavanca. Voltar a Nova York após a publicação de alguns panfletos subversivos como " o Plano e as palavras " 25 de fevereiro de 1920 foi preso e morto durante um interrogatório , como já mencionado. Parece incrível : não estamos falando Metternick da Áustria ou a Prússia de Bismarck , esses eventos ocorreram em os E.U. , cujas histórias sobre o sonho americano como moscas atraiu milhões de imigrantes de todo o mundo .

Sacco e Vanzetti, após o assassinato do Salsedo organizou uma reunião para 09 de maio , em Brockton, para se certificar de que o incidente não permanecem desconhecidos e impunes , mas foram divulgados. Os dois não poderia imaginar que a demanda por justiça era punível com a morte na América. Com isso em mente é organizada raid em que foram capturadas, para evitar a manifestação acontecer , foram encontrados na posse de panfletos subversivos ( panfletos que anunciavam a reunião) e armas. Ele preso com cuspe A acusação de assassinato carrega um driver de valores, durante um assalto teve lugar um mês antes.

cena do crime
Na manhã de 24 de dezembro de 1919, entre sete e trinta e sete de rua, dois homens, equipados com uma espingarda e outro com um revólver, atacou um caminhão da folha de pagamento , contendo cerca de 30 mil dólares . - Já podemos ver que este anarquista jamais poderia atacado , por ir contra seus princípios para roubar pão para os trabalhadores. Os ocupantes do caminhão , os funcionários do sapato branco Company, era um motorista , um contador e um guarda de segurança. O caminhão bateu em um poste telegráfico , enquanto um tiroteio entre assaltantes e lavra segurança. Em seguida, os ladrões fugiram. Tudo aponta para o novato , mas como era a preparação de um grupo organizado , em vez de os anarquistas, os bandidos real. Na verdade, a tarde de 15 de abril de 1920, tentou novamente. Há trabalhadores que estão trabalhando para construir um novo restaurante em Pearl Street e na frente deles está um tiroteio entre a caixa de Slater e Morrill ( fábrica de calçados ) e cinco assaltantes. O carro usado para o tiro é o mesmo que 24 de dezembro. Desta vez o roubo bem-sucedido, mas a terra continua a ser o protetor eo valor contabilístico da porta do caminhão, morreu. Este é um assassinato , um crime no estado de Massachusetts é punido com a morte. A perseguição policial , os ladrões de intimidade com os braços abertos para uma passagem de nível na frente do trem e , em seguida, plantar os carros da polícia , um deles olha para disparar seus pneus. O carro usado no assalto foi encontrado mais tarde abandonado, é um Buick, um modelo da General Motors. Entre os ativistas políticos arquivado pelo FBI são Coacci e Boda , os dois se conhecem , o segundo realmente tinha um Buick eo primeiro estava fazendo preparativos para retornar à Itália . Quando, durante o ataque são capturados, Sacco e Vanzetti ser amigos dos dois, mas ambos negam o medo, só porque ele tinha sido morto Salsedo, dar declarações contraditórias , o que é suficiente para acusá-los de serem os assaltantes que mataram os drivers da porta valores.[2]

Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti
O julgamento foi uma farsa. Nenhuma das testemunhas do roubo reconheceu em ambos os autores do roubo , apenas para argumentar em contrário do tribunal. Especialistas em armas reconheceu que as armas são as duas não poderiam ter sido utilizados no assalto , mas como era compatível com o tipo de marcadores utilizados, a acusação foi o suficiente. Em 1925, uma verdadeira confissão de cúmplice do roubo , o prisioneiro porto-riquenho Celestino Madeiros foi completamente ignorado. Ambos Sacco Vanzetti tinha álibis bom que mostram que o dia como eles poderiam estar em cena. Vanzetti , em especial de acordo com uma testemunha - embarcou pela acusação - foi dirigir o Buick. Pena que Vanzetti nunca tinha conduzido um carro em sua vida, que parece um pouco estranho para alguém que faz com que o portador de um bando de ladrões .

Em essência, a sentença de morte não foi entregue à justiça , mas com a intenção política clara para o impedir. A mesma intenção política de quem executa uma represália : "Se alguém castiga para educar cem "Said disse um deles. Os destinatários deste potencial foram os americanos que nem sequer falam a língua do estado, ( os bárbaros , tal como definido pelos outros gregos e latinos em si ), mesmo se a verdade Vanzetti foram adoecer e não só teve um certo domínio do idioma, mas também uma boa cultura . Entre suas leituras são todos os grandes pensadores do século passado e de sua época : Marx , Darwin , Hugo, Zola , Tolstoi , etc . Memorável será seu último discurso no tribunal a condenação à morte :


"Eu não gostaria que um cachorro ou uma cobra , o menor eo miserável criatura na Terra , eu não gostaria que qualquer um desses que eu tinha de sofrer por coisas que eu não sou culpado . Mas a minha convicção é que eu sofri por coisas que eu sou culpado . Eu sofro porque eu sou um radical , e na verdade eu sou um radical , eu sofri porque eu era um italiano , e na verdade eu sou um italiano ... e se eu pudesse renascer duas outras vezes , gostaria de viver novamente a fazer as mesmas coisas que eu já fiz . Eu terminei . Obrigado. "

Ser italiano (então máfia) e anarquistas (em seguida, os promotores do caos) Foram mais do que motivação suficiente . Felizmente eles não estavam mesmo em cores!

O juiz Thayer
O material principal responsável por esse crime foi juiz Thayer : - você viu que eu fiz para aqueles bastardos anarquistas dois no outro dia ? " - Em todo o mundo , comunistas , anarquistas, cientistas e intelectuais de todos os tipos foram cometidos para mover a consciência contra esse julgamento . Houve algumas manifestações em todas as praças e em frente às embaixadas E.U. , incluindo cartas-bomba . O Governador do Massachussetes , Alvan T. Fuller , que poderia ter impedido a execução se recusou a fazê-lo , finalmente, depois de uma comissão especial que montou para analisar o caso, reafirmou as razões para a condenação.[3] Durante dez dias , em Boston, após ter sido condenado à execução , a polícia teve por objetivo as armas contra a multidão , o governador chegou a mais de 400.000 cartas de todo o mundo . Quase meio milhão de cartas em um mundo que conhecia como a mídia só a imprensa , o telégrafo e rádio, que recentemente teve seus primeiros passos. Entre os intelectuais que apoiaram Nick e Bart se lembra Bertrand Russel, Bernard Shaw e HG Welles.

Em 23 de agosto de 1977 , cinqüenta anos a partir deste assassinato ( assim como o resto todas as sentenças de morte ), o então governador de Massachusetts, Michael Dukakis , declarou que a decisão nada: " Eu declaro que qualquer estigma e da vergonha deve ser apagada para sempre todos os nomes de Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti ". Mais vale tarde do que nunca. Salsedo ser para os próximos 50 anos , talvez.


máscaras Funeral de Sacco e Vanzetti

Notas
[1] http://it.wikipedia.org/wiki/Sacco_e_Vanzetti # L.27imbarcazione
[ http://www.torremaggiore.com/saccoevanzetti/2.html 2]
http://it.wikipedia.org/wiki/Sacco_e_Vanzetti [3 ] # Verdetto_condizionato



Sitography
http://www.torremaggiore.com/saccoevanzetti/storia.html
http://latradizionelibertaria.over-blog.it/article-33060106.html
http://www.willowpondfilms.com/sacco_and_vanzetti.html
http://www.ecn.org/contropotere/75saccoevanzetti.htm
http://www.anarca-bolo.ch/a-rivista/315/42.htm
http://www.anarca-bolo.ch/a-rivista/322/44.htm
http://ita.anarchopedia.org/Sacco_e_Vanzetti
http://it.wikipedia.org/wiki/Sacco_e_Vanzetti
http://it.wikipedia.org/wiki/Andrea_Salsedo
http://it.wikipedia.org/wiki/Luigi_Galleani
http://it.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Pinelli
http://www.ecn.org/contropotere/giuseppe_pinelli.htm

Copiado do blog Anarchy in the UK


voltar ao topo

2 comentários:

Tiago Aguiar disse...

Impressionante a dicotomia fascismo x democracia nos EUA...
O tea party vive...
A terra das liberdades? sério???...

Saudações, Jader!

jader resende disse...

Ola, Tiago.
O tea party esta em muitas partes.
A regra é simples, democracia serve também para dourar a pilula

Abraços.