segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sobre a importância da leitura




Adriano Couto

A paixão pelos livros é uma paixão muito rara, mas é uma das mais belas que existem. Está ligada a sede de conhecimento. Essa paixão pode ser bem ilustrada por uma frase de Erasmo de Roterdã: "Quando tenho algum dinheiro compro livros. Se ainda me sobrar algum, compro roupas e comida".

Livros antes de roupas e comida? Quem cultiva essa paixão entende bem a dimensão dessa frase. Do jeito que se bebe água para saciar a sede do corpo, se lê livros para saciar a sede da alma. "Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come", ensinava o grande escritor Victor Hugo.

O objetivo deste texto não é “bater na mesma tecla”, mas sim provocar a reflexão em torno da importância da leitura. Todo mundo sabe que ler é bom, traz conhecimento e demais jargões que ouvimos por aí... Quanto a mim, afirmo que sem livros não sou nada, sou cego, surdo e mudo, me enquadro exatamente na afirmação de Erasmo de Roterdã citada acima. A leitura me faz interagir com o mundo, compreender o ser humano, a sociedade, realmente é maravilhoso, indescritível.

A riqueza literária é imensa, existem livros para todos os gostos, para todos os tipos de pessoas, ainda mais nos dias de hoje que vivemos na era da informação. Sempre digo que o livro é Instrumento de liberdade e poder!

Cito aqui alguns pensamentos acerca da importância da leitura: 

"Um país se faz com homens e livros" 
(Monteiro Lobato); 

"A palavra é o meu domínio sobre o mundo” 
(Clarice Lispector); 

"Um livro aberto é um cérebro que fala; Fechado, um amigo que espera; Esquecido, uma alma que perdoa; Destruído, um coração que chora". 
(Voltaire).

Com o advento das redes sociais, onde “pipocam” redes para todos os gostos, “tribos”, foi criada também uma rede social colaborativa brasileira destinada para leitores que é o Skoob (http://www.skoob.com.br), lançado em janeiro de 2009 pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira. Sem publicidade, o site cresceu com propaganda boca a boca e se tornou um ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leitura e organizam reuniões em livrarias. Atualmente permite interatividade com outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook, bem como com lojas de comércio eletrônico como a Saraiva, Americanas.com e Submarino.

Existem os pockets (livros de bolso) que popularizou e muito o acesso aos grandes clássicos da literatura mundial, a preços acessíveis, os mais conhecidos são da LP & M (a maior coleção de livros de bolso do Brasil) e da Martin Claret (a obra prima de cada autor), costumo também adquirir livros e revistas nos sebos, que são as lojas onde vendem livros usados.

Como leitor inveterado e devido à grande importância que a leitura tem para mim, me ocorre às seguintes situações (quem gosta muito de ler, com certeza vai se identificar em alguns itens citados aqui): Passo horas numa livraria folheando livros, mesmo que não vá comprar nenhum livro; tento formar coleções de autores; já pensei em ser dono de livraria; já pensei em trabalhar em livraria, mas ia ficar devendo o salário no final do mês; adoro ganhar livros; tenho sempre um livro na mochila; gosto muito de ler dentro do ônibus (e também não sinto enjôo ou tontura); deixo de comprar algo importante para comprar livros; gosto muito de conversar sobre leitura, autores, teorias e etc.; escrevo muito em meus livros e marco com canetinha marca texto; quando sai filme de livro, geralmente o livro é melhor que o filme (mas sempre é bom olhar o filme); costumo rir (alto) enquanto estou lendo histórias engraçadas; gosto de reler meus livros sempre que dá vontade; uma boa companhia pra leitura é uma xícara de café; gosto muito de ler tirinhas; quando pego um livro vou direto lendo a contra capa ou o resumo e claro, não trocaria os livros de papel por nada desse mundo, detesto ler livros no computador, não tem olhos que resistam, é muito cansativo.

Citei anteriormente, que existe literatura para todos os gostos, porém acredito que o mercado está saturado com informação desnecessária, tem muita bobagem circulando por aí e grande parte da população acaba não tendo acesso a conteúdo de qualidade. Vemos em bancas, caixas de supermercado, postos de combustíveis muitas futilidades, revistas chamativas, cores berrantes, poucas páginas e totalmente desinteressantes, que não acrescentam absolutamente nada culturalmente.

Então leia! Leia muito! Revolucione-se culturalmente, leia mais para ser mais! Busque literatura de qualidade na área que venha a se adequar ao seu gosto. Na internet existem resumos e tudo que quiser pesquisar, mas nada substitui a leitura de livros, jornais e revistas, a leitura te proporciona olhar o mundo sob uma nova ótica e consequentemente, vai enriquecer o teu vocabulário, fará com que domines um linguajar culto. O livro te torna uma pessoa erudita, polida, culta naturalmente e para quem gosta de falar em público, o domínio de um vocabulário rebuscado fará abrilhantar os vossos discursos.

A leitura provoca a libertação cultural, política, promove a intelectualidade, tira o homem da alienação, do ostracismo e do seu “mundinho”, te permite viajar ao redor do mundo sem sair de casa, desperta a imaginação, faz dialogar com quem pensa diferente e faz com que reflitamos sobre a realidade que nos cerca, enfim, são inúmeros os benefícios que a leitura nos proporciona.

E para finalizar esta breve reflexão, deixo a sentença do grande advogado e orador romano Marco Túlio Cícero, numa frase provocante:
"Uma casa sem livros é como um corpo sem alma".



Buscado no Opinião e Cia

Puxadinho do Jader

Download de livros gratis: 2.000 obras e textos no Domínio Público

http://livroseafins.com/download-baixar-livros-gratis/
o
Troque livros com pessoas de todo o Brasil. Veja como é fácil:
1. Você cria uma lista dos seus livros que deseja trocar
2. Quando outro usuário solicitar algum livro da sua lista, você o envia pelo correio
3. Você confirma o envio e ganha 1 crédito para solicitar 1 livro
o
A obra completa de Machado de Assis para download
Uma parceria entre o portal Domínio Público e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina, sistematizou, revisou e disponibilizou on-line a Coleção Digital Machado de Assis, reunindo a obra completa do autor para download. Além dos romances, “Ressurreição” (1872), “A Mão e a Luva” (1874), “Helena” (1876), “Iaiá Garcia” (1878), “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), “Casa Velha” (1885), “Quincas Borba” (1891), “Dom Casmurro” (1899), “Esaú e Jacó” (1904) e “Memorial de Aires” (1908),  a coleção engloba sua obra em conto, poesia, crônica, teatro, crítica e tradução. O projeto, que foi criado em 2008, também disponibiliza teses, dissertações e estudos críticos, e traz um vídeo sobre a vida do autor e sobre o contexto histórico em que ele viveu.
o
750 mil livros para download
 Open Library é um projeto sem fins lucrativos do Internet Archive e da Fundação Austin. O projeto consiste na disponibilização crescente de milhares de livros para download legal ou leitura on-line. Atualmente são 750 mil exemplares e, embora a língua predominante seja a inglesa, podem ser encontrados livros em cerca de 40 idiomas. Também faz parte do acervo preciosidades históricas dos séculos 15, 16, 17 e 18.
Para acessar: http://bit.ly/cPvcIT
o
Os 100 maiores livros não ficcionais
O suplemento “Livros”, do jornal inglês “The Guardian”, publicou uma lista dos 100 maiores livros não ficcionais já escritos. A lista, que gerou uma grande polêmica, foi dividida em 17 categorias: arte, biografia, cultura, meio ambiente, história, jornalismo, literatura, matemática, memórias, mente, música, filosofia, política, religião, ciências, sociedade e viagens. Livros das últimas décadas como “Notícia de um Sequestro”, de Gabriel García Márquez, “Pós-Guerra”, de Tony Judt, “Os Anéis de Saturno”, de W.G. Sebald, “Uma Breve História do Tempo”, de Stephen Hawking, dividem a lista com clássicos literários dos últimos séculos como “As Histórias”, de Heródoto, “Assim falou Zaratustra”, de Friedrich Nietzsche, “Os Ensaios” de Michel de Montaigne “Confissões”, de Jean-Jacques Rousseau e “Elogio da Loucura”, de Erasmo. O site do jornal também disponibilizou um formulário para que os leitores que discordarem do resultado possam apontar livros que ficaram fora lista.  Como em qualquer lista, o resultado pode até ser questionável, mas não menos divertido.
Para acessar: http://bit.ly/kwGEvG
o
120 livros acadêmicos para download gratuito
Cultura Acadêmica  é um selo da Fundação Editora da Unesp, que publica livros em primeira edição apenas nos formatos digitais, com a possibilidade de download gratuito. Atualmente são 120 títulos,  pautados nos conselhos editorias e comissões científicas e divididos em áreas como matemática, política, psicologia, comunicação, medicina, direito, filosofia, artes e literatura.
Para acessar: http://bit.ly/bEpO3N
o
Toda a obra poética de Vinícius de Moraes para download
A Brasiliana, a biblioteca digital da Universidade de São Paulo, disponibilizou para  download gratuito, toda a obra poética de Vinícius de Moraes. Ao todo são 15 livros, compreendendo o período de 1933 a 1975. São eles: “O Caminho para a Distância”, “Forma e Exegese”, “Ariana, a Mulher”, “Novos Poemas”, “5 Elegias”, “Poemas, Sonetos e Baladas”, “Pátria Minha”, “Orfeu da Conceição: Tragédia Carioca”, Livro de Sonetos”, “Receita de Mulher”, “Novos Poemas: II”, “Antologia Poética”, “O Mergulhador”, “Um Signo: Uma Mulher” e “A Casa”.
Para acessar: http://bit.ly/9RPdCW
o
100 livros sobre comunicação para download
O Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira, de Portugal, disponibilizou para download legal e gratuito cerca de 100 livros sobre comunicação. Os livros estão disponíveis em formato PDF. Os interessados em obter a versão impressa poderão fazê-lo sob encomenda, com preços acessíveis. A maior parte dos livros são publicações do ano de 2010 e 2011.
Para acessar: http://bit.ly/eI9n2o
o
20 aplicativos do Facebook para amantes de livros
O site Mediabistro, especializado em publicidade digital e marcas, listou os 20 melhores aplicativos do Facebook para os apaixonados por livros. Por meio dos aplicativos você pode listar preferências, trocar livros em formato Kindle, compartilhar trechos preferidos, fazer listas, ler capítulos inicias de livros que ainda não foram lançados, escrever pequenas resenhas, fazer compras on-line com descontos consideráveis e ficar por dentro do mercado editorial mundial. Se você gosta de livros vale a pena perder algumas horas.
Para acessar: http://bit.ly/eJTJt6
o
Os arquivos de Albert Einstein
O Einstein Archives On-line é o maior acervo documental sobre um dos mais influentes intelectuais da era moderna, o físico e teórico alemão Albert Einstein, que se tornou mundialmente famoso pela formulação da teoria da relatividade. O banco de dados do projeto, que tem curadoria da Jewish National and University Library e Hebrew University of Jerusalem, permite o acesso a mais de 43 documentos das atividades de Einstein, divididos entre manuscritos raros, correspondência pessoal e profissional, cadernos, diários de viagem, notas e digramas. O acervo está disponível em 22 idiomas.
o
A biblioteca pessoal de Fernando Pessoa
1.142 livros da biblioteca particular de Fernando Pessoa estão  disponíveis na internet para consulta on-line. A digitalização do acervo foi  feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Os livros de vários gêneros e idiomas, no formato PDF e JPG, trazem dedicatórias, anotações, assinaturas, notas, diagramas e poemas do maior poeta de língua portuguesa da história.
Para acessar: http://bit.ly/dnJxA9
o
A biblioteca pessoal de Cortázar
O Centro Virtual Cervantes, dentro do projeto La Biblioteca del Escritor Argentino,  fez um dossiê com parte da biblioteca (composta de mais de quatro mil livros) de Julio Cortázar. São dedicatórias, anotações, rascunhos e objetos pessoais. Uma preciosidade para quem gosta daquele que é considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo,  comparável a Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe.
o
Os arquivos de Walt Whitman
A Walt Whitman Archive é uma ferramenta de pesquisa e ensino dedicada à vida e à obra de um dos um dos maiores expoentes da poesia norte-americana do século XIX: Walt Whitman.  O projeto reúne diários, manuscritos, textos em prosa, cartas, artigos jornalísticos, fotos e áudios raros, além de toda a crítica textual produzida sobre a sua obra. Também foram disponibilizados para download reproduções de seis edições de “Folhas de Relva” — a obra emblemática de Whitman —, incluindo a primeira edição, publicada 1855, e a última publicada em 1891. Quando morreu, em 1892, Walt Whitman havia publicado nove edições distintas de sua obra capital. “Folhas de Relva” influenciou alguns dos principais poetas norte-americanos do século XX, como William Carlos Williams, Ezra Pound, Carl Sandburg e a geração beat. Uma parceria entre a Universidade de Iowa e a Universidade de Nebraska-Lincoln é a mantenedora do projeto.
Para acessar: http://bit.ly/qJ3
o
Tour virtual pela maior biblioteca barroca do mundo
Faça um passeio de 360 graus pela maior biblioteca barroca do mundo: a Biblioteca do Monastério de Strahov, na República Tcheca. A imagem, a maior já registrada em um ambiente interno, foi criada a partir de  três mil fotos de alta resolução,  totalizando 400 bilhões de pixels. Navegando pela imagem é possível ver detalhes de  títulos e texturas de livros antigos e até mesmo as rachaduras e pinceladas da pintura no teto.
Para acessar: http://bit.ly/fqpac0
o
o
o
A Biblioteca Virtual de Literatura
    Na biblio, você tem acesso a obras em domínio público dos mais importantes autores de nossa língua para leitura imediata. Não possuímos resumos ou resenhas, só textos completos e respeitando a linguagem da época.
o
EbooksBrasil
Aqui você vê os mais recentes lançamentos que entraram nas estantes da eBooksBrasil - eBiblioteca Pública. Para visualizar a relação completa em cada formato, clique no nome do formato acima. E pode fazer o download
o

Nossa Biblioteca Digital é uma das poucas no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis. Além da consulta a essas obras digitalizadas, temos também uma grande quantidade de autores e de títulos cadastrados (sem que estejam digitalizados), em nosso Banco de Dados de História Literária. Através deles, podem-se realizar pesquisas com informações sobre autores, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras.
o
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
o

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
http://www.dominiopublico.gov.br/
o
http://gallica.bnf.fr/?lang=PT
o
 
- A BLCC é uma biblioteca on-line de teor anarquista/libertário que recusa 
o conceito "direitos de autor". Nasceu da necessidade de se criar um centro 
de informação e contra-cultura em Portugal. 
http://blcc.orgfree.com/
o
o
o
o
o
o
o
A biblio só disponibiliza obras completas, em português e cujo autor tenha falecido há mais de 70 anos, conforme determina a Lei de Domínio Público
o

A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral.
Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena.
A BVL analisa sites que permitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos existentes online.
A Biblioteca Virtual de Literatura é desenvolvida pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ e o Programa de Pós-Graduação em Teatro / UNIRio, fazendo parte do conjunto de bibliotecas virtuais temáticas do SIBI - Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ.
o
o
o
Lista nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação
o
LIVROS PARA LER gratis
http://www.gutenberg.org/
o

Brasiliana Digital
Uma Biblioteca Digital na USP

A USP guarda um acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros impar no País e no mundo.
o
Apoio à Pesquisa Escolar e Acadêmica
http://www.culturabrasil.org/
o
o
o
o
LIVRO GRATIS
o
o
o
UNIVERSO DA HISTÓRIA
o

TROCANDO LIVROS

6 comentários:

Adriano Couto disse...

Prezado Jader! Fiquei muito felzi em ver meu texto republicado em seu excelente blog! sinto-me honrado! e muito obrigado por ter posto complementos a postagem que com certeza são de grande valia!

Forte abraço!

jader resende disse...

Obrigado a voce Adriano, o prazer é meu.

Um grande abraço.

BURGOS disse...

Jader, me fez recordar quando li Victor Hugo - Trabalhadores do Mar, poemas de Fernando Pessoa - Eros e Psique, Richard bach - Fernão Capelo Gaivota - O diário de um messias - A Ponte para o Sempre, não tem como enumerar todos os livros que lí, fiquei com saudades de todos os livros bons que eu lí.
Esse texto foi uma volta ao passado.

Abraços

jader resende disse...

Burgos, pelo que vejo vale a pena reler "Os trabalhadores do mar",.... ou seja, todos, tenho certeza que fara novas e maravilhosas descobertas.
Um grande abraço
Jader Resende

BURGOS disse...

Quando tiver um tempo vou reler tudo com certeza.

Abraços

jader resende disse...

Administrar o tempo é um desafio para todos nós diante do passado, do presente e da internet.
Grande abraço