terça-feira, 29 de junho de 2010

O vida em dois bloqueios

bloqueio de Gaza.  
O família vive Malaka em Jabaliya no norte de Gaza , perto fronteiras de Israel. Conduz um diário incerta e precária em guerra e em tempos de paz, por causa do bloqueio .
O vida em dois bloqueios
Em uma área muito grande de terrenos e áreas verdes, agora devastada , mas parece que continuam a revelar a sua beleza original , fica a casa da família Melaka. Em cara, crianças 2-12 anos tocando em um swing velho com alegria e jovialidade que desafiam sofrimento. Mesmo se eles vivem sob o telhado de uma casa cheia de fogo israelense , as janelas são sem janelas, e não pode sair porque após 20h iluminação nas ruas , isso não os impede de ter sorrindo. Em Jabaliya , ao norte de Gaza, e todos os perto da fronteira com Israel, a família tem uma Melaka duas grandes famílias que vivem neste lugar remoto e inseguro. Apesar da serenidade e lentidão da lugares , a família não se move contra o bloqueio que ameaçam as suas vidas na guerra e em tempos de paz. Uma família que ainda não recuperou o fôlego depois de muitos dias de terror e trauma que tinged suas vidas durante a Operação Chumbo Fundido , início de 2009. Ela agora sofre com o bloqueio imposto Gaza , assim como prisões e ameaças de poder Hamas. Responsável por uma família de mais de vinte pessoas , Umm mãe Adel face enrugada reflectindo a sua idade e especialmente os longos dias de sofrimento e opressão experientes. A mulher corajosa , diz ela viveu e resistentes à dias escuros sob a torrente de ataques israelenses na duas últimas semanas da guerra. "Eles nos cercaram em casa, sem deixar ninguém sair. Nós Havia dez em uma sala lotada tentando proteger fogo que demoliu o apartamento de um dos meus filho e crivadas nas paredes de nossa casa. Mesmo Lifesavers Crescent não foram capazes de salvar, "é , lembra ela. Os gritos de seu filho debaixo de fogo é contorcendo-se de dor nos rins , são para sempre gravadas em sua memória. A guerra terminou com casas demolidas e outros danos permanentes, especialmente no contexto um bloqueio de Gaza sofreu mais de 4 anos . No que diz respeito a família de Abdel- Karim Qadoura , invasões e bombas de fósforo destruiu as árvores de fruto da Terra que alimenta -lo. Hoje, um ano e meio depois guerra, a família é incapaz de retomar um dia estável. Portanto, é do Fatah, que subsidia os seus requisitos.
Umm Almeida explicou que houve de concreto ", ou outras materiais de construção. E se estamos, vendidos a preços exorbitantes para nós. " Então janelas poucas peças restantes são cobertos com plástico e Taya , o filho que perdeu sua casa após bombardeios israelenses , simplesmente compartilhar uma única quarto com sua esposa e três filhos. "O que podemos fazer? "Eles perguntaram membros da família tentando focar a vida sob o embargo , uma vez que fez durante a guerra. Uma família que acredita que governo do Hamas também impõe um bloqueio à No interior, enquanto os israelenses estão fazendo para fora . "Portanto, nós conduzimos um dia muito difícil entre a falta de eletricidade faz um Gaza cidade fantasma na noite. Quanto à água, uma necessidade essencial custa 35 shekels por dia (10,5 dólares) , disse Qadoura Abdel- Kerim . Além das dificuldades relacionadas com a desemprego, vida familiar Malaka , que ainda teme outra incursão israelense , está por um fio . " Ir morar em outro lugar é impossível com o bloqueio. Sem depois de um apartamento agora é vendido por 40.000 dólares mínimo ", diz Adel, filho mais velho de Abdul- Kerim .
Doaa Califa
com Nader Taman



voltar ao topo

Nenhum comentário: