segunda-feira, 13 de junho de 2011

TATUAGENS DA NATUREZA - Velho é o Mundo

por Jader Resende
 
Velho é o mundo.
Ouve-se com frequência, às vezes de forma sarcástica e muitas vezes agressiva a frase “Velho é o mundo”. Não passa de uma das diversas formas do velho se defender contra pilherias ou agressividades no dia a dia.
Não sei ou não tenho tempo para lidar com idoso, acredito que poucos tem ou sabem. Salvo os que profissionalmente escolheram por amor ou foram escolhidos e descobriram esse amor ao labutar com o idoso.
A mídia denuncia os maus tratos causados por arapucas travestidas de abrigo ou por familiares. Volta e meia vemos na telinha asilos oficiais, clandestinos ou suas casas que mais parecem campo de concentração sendo vasculhados pela policia, e uma revolta transpira na sala entre todos, segundos depois já esquecemos, para nos horrorizar com outras maldades mundo a fora.
Cobrar uma postura política justa para com o idoso depende de uma cultura humana enraizada na história do povo, parelhada a uma politica fraternal, de outra forma fica tudo como esta.
E o velho vai levando mais morto do que vivo.

Fingimos não ver morrer em vida o idoso, ignora-se suas necessidades, fala-se muito da destruição das florestas, dos animais, do planeta, nesta jornada de protestos em todo mundo ganha destaque a pergunta:Será que meus filhos terão oportunidade de ver o que resta da natureza?
E o corpo do idoso? Como ele reage diante dos problemas causados pelas agressões a natureza do seu corpo já delicado e sensível.
Poluição sonora, do ar, da água, visual, sem falar nos alimentos que dia a dia passam a ser mais e mais agrotóxicados, tudo isso provoca grandes danos no corpo do idoso já delicado e sensível. Defender a natureza é destacar dentro dela as necessidades do corpo já cansado e marcado pelas tatuagens da natureza.
Não podemos ignorar uma simples perereca quanto mais um corpo que depois de um vida de luta é ignorado e maltratado principalmente pela forma desumana como são encarados, até parece que o idoso não é um problema politico, que somente familiares e asilos clandestinos os maltratam.
Vê-se constantemente a afirmação que fulano ficou mais rico tantos milhões, que outro ficou tantos milhões a mais e ai sempre aparece alguém que ficou mais rico ainda ou então mais rico em menos tempo, a competição é acirrada para ver quem roubou mais e paralelo vão nivelando a aposentadoria dos aposentados por baixo. Até parece que poderosos não envelhecem, tudo bem eles são segurados e ricos mais isso não os impede de serem tatuados pela natureza.
Até quando vão humilhar esse poder existente no idoso, até quando vão resistir a sua força politica, na verdade o poder morre de medo dos idosos, eles possuem a sabedoria e determinação. Até parece que somente familiares e abrigos maltratam os idosos, ninguém mais, a não ser os que realmente morrem de medo de sua força politica e determinação.
Nos acontecimentos políticos em quase todo mundo pouco se fala sobre o idoso e quando ele se destaca em vida são ignorados ou taxados como loucos pela mídia ou qualquer outro meio, tornam-se anônimos. O aproveitamento daqueles que são considerados anônimos pela sociedade pode transformar a sociedade.
Leiam o texto. 







Um bom exemplo da valorização e importancia dos anônimos.

Nenhum comentário: