terça-feira, 2 de outubro de 2012

Falluja: Uma Geração Perdida?

Buscado no Burgos



Poderoso documentário de Feurat Alani, que aborda as consequências da Guerra do Iraque, nomeadamente em Falluja, onde o exército dos EUA esmagou a resistência iraquiana naquela cidade, com recurso a armas proibidas pelas convenções internacionais como; o Fósforo Branco (FB) e o Urânio Empobrecido (DU).
Desde 2004, tem havido um aumento dramático nos bebés que nascem com graves deformações congénitas na cidade de Falluja. Os seus habitantes e os médicos, assistem impotentes a uma situaçao desesperante, onde 1 em cada 5 recém-nascidos naquela cidade, sofre de alguma deformaçao congénita. Uma incidência elevadissíma de danos genéticos. Chris Busby (cientista especializado em radioactividade) afirma neste documentário, que os danos genéticos causados à população de Falluja pelo uso destas armas proibidas, são mais graves que em Hiroshima.
O Urânio Empobrecido (DU), são os resíduos radiactivos do Urânio Enriquecido, usado nas centrais nucleares. Quando usado em armas militares, causam uma grande contaminação, prevendo-se que permanece no solo, devido à sua meia-vida durante 4,468 mil milhoes de anos. O exército dos EUA e a NATO têm usado munições com Urânio Empobrecido (DU), desde a 1ª Guerra do Golfo em 1991. Foi usado também na Bósnia.
 
Mais um exemplo, em como os crimes de guerra cometidos em nome da Guerra de Terrorismo levada a cabo pelos EUA e a NATO seguem impunes. Esta impunidade, não seria possível se não existisse um silêncio conivente dos principais meios de comunicação social.

O documentário conta com a participação de: Chris Busby, Ross Caputi, Gerard Matthew, Bing West, Dai Williams, Bunny Easton, Douglas Weir, Francis Boyle e Doug Rokke. - 

Sinopse de Malandro


Fallujah: A Lost Generation?, 2011, 48 mins.
De: Feurat Alani
Produção: Baozi Prod
EUA / Iraque
Tradução e legendagem: Malandro (PT)
Fonte: DOC VERDADE

Nenhum comentário: