sexta-feira, 10 de junho de 2011

Medo no ar e no lar

por Jader Resende

A vida é injusta, todos sabem, principalmente para idosos, terceira idade ou como queiram chamar. São alegres e comunicativos nos ônibus, dispostos a continuar vencendo os desafios da idade. A solidão de suas vidas é quebrada nos coletivos, entram pela frente e formam uma família alegre e tagarela, acabam travando grandes amizades neste vai e vem, mostrando que existem, que tem algo a dizer.
O ônibus estava com todos os lugares ocupados, os velhos permaneciam aglomerados na frente, procurei ficar próximo a saída, ia descer na próxima parada. Afastei da porta de saída para que outros entrassem e de repente uma voz ao lado chamou uma senhora que entrava e disse:
Olá menina, como tem passado? Vem pra cá, ainda da pra mais uma.
Obrigada. Estou bem, tirando isso e aquilo que você bem sabe, estou levando e você?
Maravilhosamente, minha linda, eu nem penso nisso e aquilo.
Mas você é linda por natureza, na verdade não aparenta a idade que tem.
Eu me cuido, agora faço hidroginástica duas vezes por semana.
Me diga uma coisa, o que aconteceu com o grupo que você estava formando?
Fala baixo, você não soube da prisão de uma senhora que protestava numa passeata lá no sul.
Não sei de nada. É conhecida nossa?
Não, é do sul. Pois é, prenderam a coitada.
Prenderam de verdade, na delegacia e tudo.
Prenderam no xilindró? No meio daquela gente toda, como a gente vê na televisão todos os dias aquele monte de marginais nas delegacias?
Bem pior, foi pro presidio.
Assim de supetão. E a Presidenta, deixou?
Deixou... Pensei que, com uma coroa na Presidência agente poderia fazer nossos protestos, brigar pelos nossos direitos.
E o grupo, me fala do grupo, o que ele tem com esta senhora?
Tudo. Tinha mais de quinhentas pessoas participando, toda a cidade começava a falar do grupo “O protesto não tem idade”, só esperávamos a Presidente tomar posse pra começar nosso planejamento de luta e mobilização popular, ninguém iria ficar indiferente no transe coletivo das passeatas da terceira idade. Lembra, antes da eleição estávamos tão envolvidas com a campanha e o futuro que quase não se falava em doenças.
Meu neto fez até uma pagina no Orkut, e depois da prisão da velha, sumiu todo mundo, todos desconversam sobre esse assunto, ficam se borrando de medo, o que falta nos velhos é um projeto futuro, o resgate de sua alto estima, sem isso vamos continuar lamentando nossas oportunistas enfermidades e resignações diante das limitações da natureza. Esta prisão desandou tudo, na idade da gente um tranco desse derruba pra não levantar mais e adeus ao grupo.
Eu estava segura que poderia protestar por qualquer coisa, principalmente o custo de vida, aposentadoria, das filas pra fazer exames. Já pensou, agente com os netos liderando passeata no centro da cidade, o povo ia ver a força da terceira idade. Agora todo mundo ficou com complexo de titica de galinha, dizem que a senhora protestava contra um presidente do estrangeiro.
Sera que a dona era terrorista?
Terrorista nada, se tivesse lá, também iria protestar, me sentia segura dos meus direitos, acho que foi isso que aconteceu com ela, se sentiu assim.
Como é que ela se meteu neste protesto?
Confiante na Presidente, achava que ela ia dar liberdade e segurança ao povo, principalmente a mulher e muito mais, as idosas. Já passou a euforia das eleições, agora só resta o desencanto. É triste depois de tanto esforço na campanha, tínhamos tanta esperança no futuro dos filhos e netos, agora nada mais resta, só a sensação de impotência.
A dona deve estar desiludida, dormir no chão do xadrez! Coitadinha, pra idade dela, prisão significa aparecimento de dores no corpo e na alma, o pouco de vida que lhe resta ficou menor ainda. Tinha uma vizinha esclerosada que se perdeu e dormiu na rua duas noites, quando a encontraram foi só pra levar de um médico pra outro e não demorou pra morrer.
Psicologicamente ela deve ter ficado arrasada.
Psi.. o que ?
Psicologicamente, essas coisas de cabeça, de doidice.
Ai eu num sei, só sei que deve ter descadeirado a coitada.
Pois é, se ferro, foi parar no presidio, dizem que rasparam a cabeça de todo mundo e ….
Ainda está presa ?
Não, só um fim de semana nas grades, igual a qualquer bandido condenado e soltaram depois que o gringo foi embora.
Eu pensei que só ia pra presidio quem era condenado. Me diga uma coisa e se ela foi contratada pra se enturmar, ir presa e meter medo na velharia, na verdade se derem asa, vai ser difícil segurar esse bando de idosos insatisfeitos. Isso esta cheirando a armação.
Sera que a dona faria uma coisa assim? Perguntou incrédula.
Sei lá, nesse mundo tem de tudo, e por qualquer mirreis tem gente que vende a alma e queiram ou não, velho é gente. Como saber o que se passa na cabeça dos ranzinzas de mal com a vida, pode ser também gente que trabalha no serviço secreto do governo pra acabar com movimentos contra governos e tirar os velhos de campo.
Mas tem processo, todo mundo responde processo. Falou a outra.
Pode ser fita, num vão livrar a cara dela no meio da tramoia.
Dizem que agora é tudo na base do terrorismo psicológico. E o medo faz parte desse terrorismo, pode mesmo ser um chega pra lá na terceira idade.
Pois é linda, se foi conseguiu, estou me sentindo aquela águia que foi criada num galinheiro, não sabe voar e passa o dia ciscando sem parar, sera que a Presidente não sabe que o povo estava com ela, que nós estávamos preparadas pra voar bem alto com ela liderando. O povo não precisa de um empresário , precisamos é de líder que ame a terra e seu povo e faça politicas sociais verdadeiras e justas para o idoso.
Agora mesmo eu a vi na televisão falando de uma tal educação técnica, nós precisamos é de uma educação humana, não é preciso ser gênio pra saber disso.
Em câmera lenta, tentando disfarçar, olha pra mim e fala no ouvido da amiga. É melhor calar a boca, o homem esta prestando atenção na conversa, eu não quero ir presa é melhor ter cuidado, olham juntas e param de conversar.
O ônibus chegou na parada, desci com uma certeza. Tortura e terrorismo psicológico manipulados pela mídia faz o medo funcionar, reprimindo a liberdade, castrando a criatividade, inibindo a espontaneidade e diminuindo a vida.
Os idosos formam um grande grupo com poder politico de transformação, tem vivencia, tempo para se organizarem e não tem rabo preso com patrão e sua força politica sempre foi reprimida.
Parece que a passeata de protesto era a grande chance de espalhar o medo, empurrar os idosos para dentro de suas casas e não deixá-los exercer o direito de protestar, deixá-los incapazes de perceber as tramoias do poder, torná-los indefesos diante da ganancia e usura dos adoradores do deus dinheiro.
Não é atoa que a televisão coloca no ar programas que mostram ladroes e assassinos todos os dias, aumentando as preocupações com o crime e cada vez mais vão se enfurnando dentro de casa.
Os velhos são atingidos diretamente pelo medo dentro de suas próprias casas, não só tortura como traz uma serie de enfermidades e logicamente apressa sua morte. Manipulando suas percepções, jogam os velhos num quartinho nos fundos a espera da morte, tornando seu espaço infinito, muito além de suas forças.
Sendo assim, não terão que enfrentar os protestos dos idosos.
Pelo que ouvi no ônibus e vejo na televisão, o medo aprisiona a alma e mata sem dó ou piedade gente de qualquer idade.
Seja como for a senhora deixou claro que o recado foi dado e cumpriu seu papel informativo excluindo o idoso de seu papel politico na sociedade.

FIQUEM EM CASA OU VÃO PASSEAR DE ÔNIBUS MAS NÃO SE METAM EM PROTESTOS, SENÃO:
EU PRENDO E ARREBENTO.

Por Jader Resende

Pra espairecer

Congresso Internacional do Medo
Carlos Drummond de Andrade

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

2 comentários:

Maurício Porto disse...

Meu caro Jader, obrigado por seu comentário no meu texto Minha Avó e eu.Parabéns por seu belíssimo blog do qual sou seguidor e o visito duas ou três vezes por dia. Parabéns por este maravilhoso texto, fechado com chave de ouro por Drummond. Parabéns pelo desenho animado japonês que assisti emocionado hoje cedo! Meu email é: josemauricioporto@gmail.com/ Peço-lhe que me envie um simples email, apenas para que eu saiba o seu e que possamos trocar idéias com mais espaço. Um abração companheiro, é sempre um prazer visitar seu blog! Estamos na mesma luta, cada um do seu modo. Não sei se você leu meus outros textos que postei hoje, mas resolvi começar a contar minha vida e minhas idéias. Meu pai foi um importante comunista, eu sou apenas mais um sonhador, um socialista com certeza, mas diferente de meu pai.
Hasta la Victoria Siempre !!!
Maurício Porto.

jader resende disse...

Já mandei o E-mail, caso não tenha recebido, avisa.
Sera um prazer trocar ideias, Hoje em dia com essa troca de valores Moraes acredito que temos uma grande luta contra a manipulação, mentira e o medo.
Li os poemas, são de extrema beleza e arte, fez uma grande iniciativa, meus parabéns.