sábado, 21 de maio de 2011

A falta de credibilidade e rigor dos Recordes do Guiness

O facto de existir em Cuba, pelo menos, uma mulher mais velha do que a brasileira, considerada pelos famoso Livro dos Recordes do Guiness como a mais velha do mundo, só prova que esta publicação é desprovida de rigor e credibilidade. 


Fonte: OPERA MUNDI (Via Solidários)


Em Cuba, vivem 1.551 pessoas com mais de 100 anos de idade, sendo que a mais velha delas é uma mulher de 126 anos, segundo informou hoje a imprensa local.

"A longevidade, como indicador de qualidade de vida, é uma conquista social", afirmou um estudo do Departamento Nacional do Adulto Maior e Assistência Social do Ministério da Saúde Pública, divulgado pelo jornal estatal Granma.

Segundo o estudo, essas pessoas "motivam grande interesse", porque fazem parte de "um grupo humano que conseguiu vencer obstáculos ambientais e de saúde, além de alcançar os maiores limites da vida moderna".

De acordo com a análise, atualmente vivem na ilha 10 centenários a mais do que em 2010.

Juana de Candelária Rodríguez, que em junho completa 126 anos, é a pessoa mais velha do país e provavelmente do mundo, apesar de não ter seu recorde reconhecido oficialmente. O "Guinness World Records", livro dos recordes, declarou ontem a brasileira Maria Gomes Valentim, de 114 anos, como detentora da marca.

A expectativa de vida em Cuba é de 78 anos para homens e 80,2 para mulheres.

Nenhum comentário: