domingo, 3 de fevereiro de 2013

A SEMANA - SANTA MARIA, PINTA, NINA E RENAN


buscado no Gilson Sampaio 

 

Via Juntos Somos Mais Fortes



Laerte Braga

Formar um grupo com todos vestidos de camisa branca e ir para o estádio do Grêmio, Porto Alegre, não significa necessariamente solidariedade às vítimas do incêndio numa boate em Santa Maria. É explicitar o caráter hipócrita e espetaculoso da nossa sociedade gerida sob as bênçãos do capitalismo, dentre outras coisas, alvarás vencidos.
Na hora do gol a dor e a solidariedade vão para o espaço. É diferente do minuto de silêncio observado antes do início do jogo. São quinze segundos de glória ao aparecer na televisão, só isso.
Abu Oman foi sequestrado no centro da cidade de Milão, Itália e levado para o Egito. Seus sequestradores eram agentes da CIA (serviço secreto dos EUA) e cumpriam ordens diretas do diretor da agência naquele país. Um Tribunal de Milão condenou o chefe do escritório da CIA a nove anos de prisão, dois agentes a seis anos  e outros 22 agentes, além de um piloto da força aérea norte-americana foram condenados a seis anos de prisão.
São os verdadeiros terroristas . Todos fugiram para os EUA, nenhum está preso, mas se pisarem em território europeu terão que cumprir as penas. Agentes da MOSSAD, serviço secreto do Estado terrorista de Israel sequestram e matam em todo o mundo, inclusive no Brasil e os governos fecham os olhos. O Brasil inclusive. O Brasil inclusive, Lula em seu governo acendeu uma vela a Deus, ao dizer que apoiava a luta palestina e outra ao diabo ao assinar um tratado de livre comércio com Israel. Já são donos de boa parte dos negócios estratégicos do Brasil, inclusive o setor da indústria de armas.
O JORNAL NACIONAL perdeu sete pontos de audiência no mês de janeiro deste ano, em comparação com janeiro do ano passado. Aos poucos as pessoas vão percebendo o engodo do noticiário da GLOBO. Vale para toda a mídia de mercado.
É um dos porta-vozes da hipocrisia e da mentira no processo de transformação do ser humano em telespectador do BBB. Um dos temas mais debatidos na mídia de mercado nesta semana foi se determinada sister tinha pego ou não o pênis de um brother sob o edredon. O brother negou, a sister não disse nada e a dúvida faz parte do esquema de busca de audiência. Um profundo debate sobre o assunto foi travado entre “especialistas”. Pegou, ou não pegou that is the question.
Cristóvão Colombo chegou à América em três naus. Santa Maria, Pinta e Nina. Renan Calheiros, ex-ministro da Justiça do governo FHC, ex-ministro de Lula, ex-presidente do Senado. Renunciou por estar envolvido em várias irregularidades. foi de novo reconduzido à presidência da Câmara Alta e fala em força do poder Legislativo. Deve ser da impunidade.
Sarney, ao sair, deixar o cargo, falou em “Senado melhor”. Se for igual ao Maranhão está pior do que imaginávamos.
E foi defendido por Fernando Collor de Mello.
Acredito, piamente, que se reconhecido o crime organizado como um dos grandes negócios do País, concorrente sério de bancos, grandes empresas e latifúndios, modalidades de crimes legalizadas, assegurado um número de cadeiras através de acordo para PCC, Comando Vermelho, Terceiro Comando, etc, o tráfico de drogas deve sofrer sensível queda, ficar restrito a traficantes menores, pois todas as drogas estariam Câmara Alta.
Exemplo de dignidade e coragem veio da jornalista Hildegard Angel num ato contra o julgamento do “mentirão – expressão da jornalista -, na quarta-feira, na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa). Um pronunciamento pungente, forte, real, a exibir um Judiciário manipulador e fraco. Uma espécie de fala que não só tirou a venda do símbolo da justiça, mas deixou-a desnuda, inteiramente desnuda e com cara de Joaquim Barbosa.
Hildegard é um dos exemplos mais vivos de coragem e determinação no jornalismo brasileiro.
Um sinal que existe reação a Renan, a Joaquim Barbosa, a Gilmar Mendes, aos principais executivos dos donos do poder real no Brasil.
Aécio Neves, como sempre, no afã de ser presidente a qualquer custo e envolvido em maracutaias as mais variadas, fez questão de se manifestar contra o apoio de seu partido à candidatura de Renan Calheiros. Juntou dois ou três sicários do seu grupo e anunciou sua atitude de “bravura”. Não teve a mesma diante do bafômetro e nem com os mineiros. O estado de Minas é hoje massa falida depois de oito anos de seu desgoverno que Antônio Anastasia tenta consertar – sem êxito – a todo custo. E tanto é assim que a única empresa a reagir á decisão de diminuir os custos das tarifas de energia elétrica foi a CEMIG do governo de Minas.
Outro exemplo vem da Venezuela. Trabalhadores, estudantes, a imensa maioria dos venezuelanos reagem às tentativas de golpe de estado enquanto o presidente Hugo Chávez completa seu processo de recuperação de um câncer em Cuba. Os venezuelanos não aceitam a volta das quadrilhas que governaram o país até a primeira eleição de Chávez.
E como futebol no Brasil, cartolas, é um trem sério. Ricardo Teixeira volta a cena com a revelação de escândalos na escolha da sede da Copa do Mundo em 2018. Ele e uma turma grande, dentre os quais Michel Platini e o ex-presidente da França Nicolás Sarkozy foram propinados para dar o voto e o apoio ao Catar.
Na febre de fiscalizações de boates e clubes norturnos no Brasil inteiro depois da tragédia de Santa Maria – a tranca depois da casa arrombada – autoridades exibem ares de seriedade e tomam providências que são dever elementar, uma casa noturna em Juiz de Fora, MG, noticia que está em dia com toda a papelada, garante segurança e ainda tem música sertaneja. Azar deles e de quem gosta. E o tal do marketing em cima da dor, o capitalismo voraz nas suas várias dimensões, seja o aumento de lucros do BRADESCO, a casa noturna de Juiz de Fora, ou as casas noturnas de todo o País.
Cristóvão Colombo não tem nada a ver com isso. Nem o fato de uma de suas naus se chamar Santa Maria.



Nenhum comentário: