terça-feira, 26 de abril de 2011

A campanha de vacinação contra a gripe

Do Blog do Planalto

A campanha de vacinação contra a gripe foi o tema abordado pela presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (25/4), no programa “Café com a Presidenta” transmitido pela Rádio Nacional. A presidenta quer “que todos se vacinem, se protejam contra a gripe e evitem complicações de saúde”. A meta, segundo destacou, é vacinar quase 30 milhões de pessoas e, para atingir a meta, foram distribuídas 33 milhões de doses da vacina.
“A gripe é uma doença, sim, e não é uma doença banal, como pensam algumas pessoas. Os médicos alertam que a gripe deixa a defesa do nosso corpo mais fraca e, por isso, pode causar complicações, pode favorecer outras doenças. Por exemplo: pode facilitar o surgimento de uma pneumonia.”
Ouça abaixo a íntegra do programa ou leia aqui a transcrição da entrevista.

No programa, a presidenta disse que os idosos e os índios são muito sensíveis à gripe e, por este motivo, vão receber “uma atenção especial”. Ao mesmo tempo, conforme explicou, o governo está ampliando o público alvo da campanha e incluindo crianças entre seis meses e dois anos -- que vão tomar duas doses da vacina -- grávidas e trabalhadores da área e saúde.
“As crianças menores de dois anos são as que mais sofrem complicações causadas pela gripe. As grávidas, também. Você deve se lembrar, Luciano, elas foram as mais atingidas pela gripe A, que se espalhou por todo o mundo entre 2009 e 2010. E os trabalhadores da saúde têm que estar vacinados para não transmitir a gripe a quem procura os serviços médicos.”
A presidenta insistiu quanto a necessidade de tomar a vacina como forma de prevenir problemas de saúde e evitar possíveis internações hospitalares. “Ninguém gosta de ficar numa cama de hospital, não é, Luciano? Pois então, é isso que queremos evitar. Esta campanha existe há 13 anos, e desde que ela começou conseguimos reduzir em 60% as internações por pneumonia, principalmente entre as pessoas com mais de 60 anos. É uma grande conquista, que agora estamos ampliando”, afirmou.
Dilma Rousseff destacou que o Programa Nacional de Imunização “é considerado um dos melhores do mundo, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde”. De acordo com a presidenta, “um dos motivos desse reconhecimento é porque somos capazes de planejar e desenvolver ações de vacinação em massa para várias doenças”.
“Nos últimos anos, por exemplo, Luciano, temos mantido a cobertura da vacinação infantil para 95% das crianças com menos de um ano. São aquelas vacinas contra sarampo, coqueluche, hepatite B, tétano e outras muito importantes para proteger os bebês. E temos também, Luciano, a campanha anual contra a poliomielite, que fez o Brasil erradicar a paralisia infantil.”
A presidenta explicou também que o Brasil foi o primeiro país a incluir a vacina contra a rotavírus -- que causa vômitos e diarreias -- no sistema público de saúde e, como resultado, de 2006 até os dias atuais houve redução no número de internações e até de mortes de crianças em consequência das diarreias causadas pelo rotavírus.
“Nós estamos entre os poucos países que fabricam vacinas. Ao invés de comprar caro lá fora, nós investimos em pesquisa científica na área da saúde, por isso é possível oferecer vacinas na rede pública de saúde para tanta gente. As pessoas nem sempre se dão conta, mas mesmo quem tem plano de saúde acaba utilizando as vacinas distribuídas pelo SUS.”
Por fim, a presidenta reforçou o convite para que as pessoas compareçam aos postos de vacinação. “Antes de terminar, Luciano, eu quero fazer um convite a quem está aí nos ouvindo. Quero lembrar a você que está grávida, a você que tem criança com idade de seis meses a dois anos, também a você que tem mais de 60 anos e a todos os profissionais de saúde: é muito importante se vacinar contra a gripe”, afirmou.
“A partir de hoje e até o dia 13 de maio, procure o posto de saúde mais próximo para se vacinar contra a gripe. O atendimento vai ser rapidinho, de graça e vai te proteger.”

Buscado no O outro lado da notícia

Nenhum comentário: