quarta-feira, 28 de julho de 2010

Brasil não pode ser “ilha de prosperidade” na América do Sul

O coordenador do programa de governo da candidata Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, defendeu uma política externa que privilegie o diálogo e não o conflito com os países da América do Sul. Durante a campanha eleitoral, a oposição vem fazendo muitas críticas aos paraguaios e bolivianos.
Em resposta às críticas sobre as negociações do governo brasileiro com o Paraguai, em torno da energia produzida pela usina de Itaipu, e com a Bolívia, que vende gás natural ao Brasil, Garcia afirmou que o Brasil jamais alcançará o desenvolvimento se estiver cercado de países com problemas econômicos e sociais.
"Seria uma visão tacanha. Não podemos ser uma ilha de prosperidade em meio a um oceano de desigualdade”, afirmou. “A solidariedade também é um valor importante na diplomacia.”
Além disso, segundo Marco Aurélio Garcia, o desenvolvimento dos países vizinhos tem impacto na economia brasileira. “Estamos construindo um grande mercado consumidor na América do Sul, que beneficiará também a economia brasileira. Mas não queremos que seja um benefício mesquinho, só em proveito nosso”, afirmou.

Fonte: Dilma 13


voltar ao topo

Nenhum comentário: