domingo, 4 de julho de 2010

To Shoot an Elephant

Documentário sobre o drama do povo Palestino.



"To Shoot an Elephant" é um relato de testemunha ocular da Faixa de Gaza durante a Operação Chumbo Fundido, iniciada no dia 27 Dezembro de 2008 pelo exército israelita contra a martirizada população palestiniana. Realizado em 2009 por Alberto Arce e Mohammad Rujailah.
A população da Faixa de Gaza tem estado sob cerco, desde Junho de 2007, quando Israel a declarou "entidade inimiga". Desde então, um grupo de activistas internacionais organizaram um movimento de contestação, o Free Gaza Movement. Graças aos seus esforços, e apesar da proibição israelita da entrada de correspondentes estrangeiros e trabalhadores da ajuda humanitária para cobrir e testemunhar a "Operação Chumbo Fundido", um grupo de voluntários internacionais: auto-membros organizados do Movimento de Solidariedade Internacional estiveram presentes em Gaza, quando o bombardeamentos começaram em dezembro de 2008. Juntamente com dois correspondentes internacionais da Al Jazeera International (Ayman Mohyeldin e Sherine Tadros), eles foram os únicos estrangeiros que conseguiram escrever, filmar e relatar para as várias estações de rádio o que estava a acontecer dentro da faixa palestiniana sitiada.

Os ataques israelenses não poupam ninguém, crianças, mulheres, ambulâncias e tudo o que se mova pode ser alvo da covardia e brutalidade de um dos exércitos mais truculentos do mundo. Se para você isso é novidade, não deixe de assistir a esse documentário

"Em 18 de janeiro de 2010 findou-se o primeiro aniversário do fim do bombardeio de Israel sobre Gaza - ataque que durou de 27 de dezembro de 2008 até 18 de janeiro de 2009 e que terminou com a vida de 1.412 palestinos.

O documentário To Shoot An Elephant (TSAE) narra, do interior da Faixa de Gaza, os acontecimentos durante aqueles dias. Convertido em narração direta e privilegiada dos bombardeios, quer ser ferramenta para fazer frente à propaganda israelense e ao silêncio internacional


Copiado do blogue Pimenta Negra

voltar ao topo

Nenhum comentário: