domingo, 11 de julho de 2010

O pássaro e o prisioneiro

O ator norte-americano Danny Glover narrou conto de Gerardo Hernández, um dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos por suposta espionagem, em gravação recentemente divulgada pela internet.
 Opera Mundi






Materia abaixo esta publicada no blog=ANTITERRORISTAS.COM 
 
" Nós exigimos a revogação dos Cinco Cubanos de Sentenças "
 
HAVANA, 24 jun 2010 (IPS) - " Há muitas pessoas nos Estados Unidos, que acreditam na justiça e apoiar activamente os Cinco , lutando todos os dias para sua liberdade ", diz o trabalho ea comunidade ativista Gloria La Riva, o chefe da Comitê Nacional pela Liberdade dos Cinco Cubanos , respondendo a perguntas sobre a sua dedicação total à causa.
Os cinco agentes de inteligência cubanos Gerardo Hernández, Ramón Labañino , Antonio Guerrero, Fernando González e René González foram presos em 1998 e condenados por espionagem e outras actividades ilegais nos Estados Unidos e condenados a longas penas de prisão , em 2001, que estão servindo atualmente no diferentes presídios de segurança máxima em os E.U.
"Estes homens fizeram algo que realmente merece o apoio : eles sacrificaram suas vidas pessoais para defender seu povo e qualquer possível vítima do terrorismo. Eles nunca deveriam ter sido colocados na prisão ", disse o ativista socialista disse em entrevista à IPS.
Os cinco homens dizem que eles estavam monitorando as atividades dos grupos de exilados cubanos -americanos que foram ligados a anteriores actos de violência em Cuba, e negou a espionagem nos Estados Unidos ou a recolha e transmissão de segredos militares classificados .
Eles também negaram envolvimento em 1996 para derrubar dois aviões , que resultou na morte de quatro mulheres.
Em 24 de fevereiro de 1996 , a Força Aérea cubana derrubou dois dos três aviões que voam longe de Cuba no espaço aéreo internacional. O incidente resultou na morte de dois pilotos e dois passageiros pertencentes aos irmãos de Miami para o Resgate , um grupo de extrema-direita anti- Castro que trabalhou para resgatar aqueles que fogem da ilha em balsas e que caiu panfletos pró-democracia em Cuba .
Um dos cinco , Gerardo Hernández, foi condenado por conspiração para cometer assassinato , em conexão com as mortes.
Em 2005, o Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Detenções Arbitrárias declarou que a privação da liberdade dos cinco homens foi arbitrária e instou o governo E.U. a tomar medidas para remediar a situação.
Q : Então você tem certeza da inocência dos cinco homens?
R: Sim , eles não estavam planejando para ferir nosso país, mas estavam monitorando a rede de grupos terroristas que estavam a atacar Cuba desde o triunfo da revolução (em 1959).
Desde os cinco estão nas prisões os E.U. , as pessoas que vivem neste país têm a obrigação de envidar todos os esforços para libertá-los.
Q : Existem canais legais esquerda? Como você vê a situação de Gerardo Hernández, que receberam duas penas de prisão perpétua sob a acusação de conspiração para cometer assassinato ?
R: Infelizmente , o " Antiterrorismo e Pena de Morte Efetiva Act ", assinado na lei por "( o ex-presidente Bill) Clinton ( 1993-2001) , em 1996, permanentemente restrito o direito de apelar para as pessoas no corredor da morte nos Estados Unidos .
A lei limita o número de habeas corpus que pode ser arquivado por condenados à morte apenas um , após o apelo final, e dá-lhes apenas um ano para fazê-lo.
Assim, desde o último passo para Gerardo foi quando a Suprema Corte recusou-se em 15 junho de 2009 para ouvir um apelo em nome dos Cinco cubanos, ele só tinha até 14 de junho deste ano para apresentar uma petição de habeas corpus . Gerardo , em uma situação muito difícil .
Q : Qual é a situação em quatro outras ?
R: As frases de Fernando, Ramón e Antonio foram reduzidas em outubro e dezembro de 2009. suas datas de lançamento são: René, 7 de outubro de 2011 , Fernando, 27 fevereiro de 2014 ; Antonio, 18 de setembro de 2017 , e Ramón, 30 de outubro de 2024 . Mas não podemos aceitar estas datas como inalterável , nós todos temos que lutar cada vez mais difícil tirá-los mais cedo.
Q: Quais são as atividades mais recentes do Comité , em nome dos Cinco ?
R: Uma das coisas mais importantes que estão atualmente envolvidos em uma investigação de jornalistas que estavam a receber pagamentos do governo federal , enquanto que cobriu o caso dos Cinco , de forma muito hostil e prejudicial.
Muita gente tem vindo a trabalhar sobre isso, é um esforço coletivo pelo comitê nacional e simpatizantes em todo o país e no exterior.
Embora os pagamentos aos repórteres foram descobertos por um FOIA ( Freedom of Information Act ), pedido em 2006, abrangia apenas as informações do período 2001-2006. Através de nosso trabalho , descobrimos o segredo de pagamentos que atingiram os Cinco. Essa informação agora faz parte do último apelo de Gerardo , a petição de habeas corpus.
Q : Você vê os pagamentos secretos como ilegal? E em caso afirmativo , por quê?
R: Quando as estações de propaganda do governo foram criados, para influenciar as pessoas em outros países com sua difusão , algumas restrições sobre as estações e seus programas também foram estabelecidos.
Por exemplo, o proíbe (1948) federal Smith- Mundt Act distribuição da informação " nos Estados Unidos - basicamente uma admissão de que é propaganda.
Nós acreditamos que essas estações não deveria existir, que se meter com e violar a soberania de outras nações , incluindo Cuba.
Mas se Rádio e TV Martí, boquilhas para a contra-revolução , estão proibidos de divulgar os E.U. dentro , então não há nada legal sobre secretamente pagar jornalistas em Miami para trabalhar nestes meios de comunicação ao cobrir a detenção e julgamento dos Cinco para a Miami audiência, em que o processo legal estavam ocorrendo em um clima hostil e vingativo.
Por essa razão , estamos exigindo que as penas impostas aos Cinco ser imediatamente revogada . Neste esforço , a pressão sobre o governo de Washington é crucial.
Q : Há precedentes , ou seja, outros casos em que os pagamentos secretos foram feitas para influenciar o júri , enquanto um julgamento estava acontecendo?
R: Eu não sei de nenhum . Miami é uma cidade tão incomuns, como o centro de operações da extrema direita , que os terroristas foram capazes de operar abertamente.
É o pior lugar do mundo para um julgamento contra alguém que defende Cuba. Segurando o julgamento há garantia do governo que os arguidos seriam condenados de qualquer acusação contra eles .
Aliás, nos Estados Unidos , depois de uma sentença é proferida , não importa o quão injusto é , é extremamente difícil obtê-lo virado. Os tribunais tendem a não questionar a política ou decisão de um juiz. (END) 




voltar ao topo

Nenhum comentário: