sábado, 24 de julho de 2010

Contos da Resistência




(Brasil, 2005, 4 episódios de 30min. - Direção: Getsemane Silva, Glória Varela, Marcya Reis, André Carvalheira, Guilherme Bacalhao)

A Ditadura no Brasil foi mesmo branda? Para alguns meios de comunicação, que colaboraram com ela, sim.
Mas vale a pena conhecer os relatos de quem realmente viveu esse período, dos que sentiram na carne toda a repressão de um regime golpista. Vejam quem eram os terroristas que sempre apareciam mortos ou presos nas manchetes dos Jornais como Folha, Estadão e o Globo, filosofe sobre o que é dito atualmente por esses mesmo meios e tire suas próprias conclusões.
(comentários: docverdade)

Créditos: TV Câmara:
Para marcar os 40 anos do golpe militar de 1964, a TV Câmara produziu a série Contos da Resistência, composta de quatro episódios. Cada um dos vídeos da série enfoca um aspecto da resistência à ditadura e como esses movimentos contribuíram para a construção da democracia que temos hoje no Brasil. As articulações em todos os segmentos da sociedade para se contrapor ao governo autoritário; as organizações sociais de estudantes, trabalhadores e religiosos para lutar pela democracia e esclarecer a população; a resistência política no Congresso; a crítica inteligente e criativa das artes e da imprensa; a repressão e a tortura a representantes desses grupos; e o movimento social pelas eleições diretas em 1984. Todos os temas estão na série, abordados a partir da perspectiva de quem viveu esses tipos de resistência.


Episódio 1: Estudantes e Igreja Baixar em AVI

Episódio 2: Congresso Baixar em AVI

Episódio 3: Artes e Imprensa Baixar em AVI

Episódio 4: Movimento Sindical Baixar em AVI


Agradecimentos ao Demis do Movimento Zietgeist Brasil pela indicação.

Copiado na integra do blog Documentários verdade!

voltar ao topo

Nenhum comentário: