quarta-feira, 25 de abril de 2012

buscado no Libertário



Guy Fawkes (Iorque13 de abril de 1570 — Londres31 de janeiro de 1606), também conhecido como Guido Fawkes, foi um soldado inglês católico que teve participação na “Conspiração da pólvora” (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris depólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento do Reino Unidodurante a sessão.
Porém a conspiração foi desarmada e após o seu interrogatório e tortura, São Guy Fawkes foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro, na “Noite das Fogueiras” (Bonfire Night).
Guy Fawkes nasceu na cidade de Iorque, e se converteu ao Catolicismo aos dezesseis anos. Como soldado era especialista em explosivos. Por ser simpatizante dos espanhóis católicos, adotou também a versãoespanhola de seu nome francêsGuido.

 

Conspiração da Pólvora

Conspiração da Pólvora

A Conspiração da Pólvora foi um levante liderado por Robert Catesby, que foi executado, assim como outros católicos insatisfeitos, pela repressão empreendida pelo rei protestante Jaime I.
O objetivo deles era explodir o parlamento inglês utilizando trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio durante uma sessão na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares. Guy Fawkes, como especialista em explosivos, seria responsável pela detonação da pólvora.
Porém os conspiradores notaram que o ato poderia levar à morte de diversos inocentes e defensores da causa católica, portanto enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Para infelicidade dos conspiradores, um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista no prédio do parlamento. Assim acabaram encontrando Guy Fawkes guardando a pólvora.

Após mais de uma semana sendo torturado, Guy Fawkes assina um documento em que confessava sua conspiração
Ele foi preso e torturado, revelando o nome dos outros conspiradores. No final foi condenado a morrer na forca por traição e tentativa de assassinato. Os outros participantes revelados por Fawkes acabaram também sendo executados.
Ainda nos dias de hoje o rei ou rainha vai até o parlamento apenas uma vez ao ano para uma sessão especial, sendo mantida a tradição de se revistar os subterrâneos do prédio, antes da sessão.
Do mesmo modo foi mantida a tradição de celebrar no dia 5 de novembro a Noite das Fogueiras. Nesta noite é tradição malhar e queimar em fogueiras, bonecos que representam Fawkes, e soltar fogos de artifício.
Uma rima tradicional foi criada em alusão à Conspiração da Pólvora:
“Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder, treason and plot;

I know of no reason, why the gunpowder treason

Should ever be forgot.”
Tradução livre:
“Lembrai, lembrai, o cinco de novembro
A pólvora, a traição e o ardil;
Por isso não vejo como esquecer;
Uma traição de pólvora tão vil;

Influências

graphic novel V de Vingança, com roteiro de Alan Moore e arte de David Lloyd, possui fortes influências da “Conspiração da Pólvora”. Um dos personagens que atende pelo codinome V acaba por concretizar os planos da conspiração explodindo o parlamento inglês num futuro dia 5 de Novembro. Este personagem esconde seu rosto atrás de uma máscara de Guy Fawkes usada na Noite das Fogueiras e o objetivo dele é iniciar um levante contra um regime fascista que se instalou na Inglaterra após uma guerra biológica.
Outra influência é encontrada na saga Harry Potter, em pelo menos dois de seus livros: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, no primeiro capítulo, é expressamente citada, quando dois locutores de televisão, ao anunciarem uma chuva de estrelas observada anormalmente no céu, atribuem sua origem a uma provável comemoração antecipada da Noite das Fogueiras; e em Harry Potter e a Câmara Secreta, capitulo doze, uma fênix é chamada de Fawkes, tentando traçar um paralelo entre o mito da fênix e as fogueiras da Noite das Fogueiras.
No jogo de videogame Fallout 3, há um personagem que adotou o nome Fawkes. Quando questionado sobre o porque do nome, diz que era o nome de alguem “Que lutou e morreu pelo o que acreditava.”

Nenhum comentário: