Buscado no Richard
Jakubaszko
O
Mundo Mágico de Escher
A
mostra reúne 94 obras, entre gravuras originais e desenhos,
incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. Escher ficou
mundialmente conhecido por representar construções impossíveis,
preenchimento regular do plano e explorações do infinito. Escher
foi um gênio da imaginação lúdica e um artesão habilidoso nas
artes gráficas, mas a chave para muitos dos seus efeitos
surpreendentes é a matemática, utilizada de uma forma intuitiva. A
exposição mostra de forma analítica o desenvolvimento da obra
gráfica do Escher em uma carreira de mais de 50 anos. Além disso, a
exposição evidencia os efeitos de alguns fenômenos de
espelhamento, perspectiva e matemática em diversas instalações
interativas e lúdicas, além de um filme em 3D.
Fiz pesquisas na internet sobre o artista, e
encontrei análises interessantes em vários blogs. Assim, o melhor
daquilo que vi está aqui:(Richard
Jakubaszko )
Maurits
Cornelis Escher - Artista gráfico holandês
Escher
(1898-1972) era um artista de enigmas. Arquitetura, repetição de
padrões, jogos espelhados, simetrias, metamorfoses, combinações de
formas côncavas e convexas, situações impossíveis, perspectivas
infinitas e gravidade são algumas das ideias que compõem o seu
repertório. Escher ficou mundialmente famoso por representar
construções impossíveis, preenchimento regular do plano,
explorações do infinito e as metamorfoses – padrões geométricos
entrecruzados que se transformam gradualmente para formas
completamente diferentes. Sua capacidade de gerar imagens com
impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável
qualidade técnica e estética, respeitando as regras geométricas do
desenho e da perspectiva, é uma de suas principais contribuições
para as artes.
Escher
desestrutura as leis da perspectiva em vários de seus quadros. As
escadas que descem e sobem ao mesmo tempo, pessoas que sobem para
descer e descem para subir.
O
que é realidade? O que não é? O que é impossível ou não?
Metamorfoses
enigmáticas delirantes... Na exposição de sua obra, sete são
destrinchadas em um filme em 3D de poucos minutos, mas que deixam o
público tonto de tanta engenhoca e inteligência articulada,
metódica, mas ao mesmo tempo artística, livre e experimental.
Ladrilhamentos
são outra paixão que este mestre do desenho faz como ninguém. Seu
traço, inconfundível, como uma assinatura de seus trabalhos, pode
ser reconhecido/identificado por seus admiradores.
Fascinado
por matemática e intrigado com as limitações do olho humano, ele
passou a vida a investigar como transpor para as dimensões da folha
de papel as perspectivas imperceptíveis à visão humana. A escada
que sobe e desce ao mesmo tempo, a água que cai para cima ou a sala
na qual o chão parece teto são imagens bastante conhecidas do
artista holandês nascido no final do século 19.
O
quadro "Queda D'água" (acima) consiste em traves
retangulares que se sobrepõem perpendicularmente. Se seguirmos com
os olhos todas as partes desta construção, não se pode descobrir
um único erro. No entanto, é um todo impossível porque de repente
surgem mudanças na interpretação da distância entre os nossos
olhos e o objeto. No desenho aplicou-se três vezes este triângulo
impossível. A água duma cascata põe em movimento a roda de um
moinho e corre depois para baixo, numa calha inclinada entre duas
torres, devagar, em ziguezague, até ao ponto em que a "queda
d'água" de novo começa.
Escher
se considerava um artista gráfico. Sua obra é marcada por um
repertório de enigmas recorrentes, como as escadas, as perspectivas
infinitas, os espelhamentos, a brincadeira com a gravidade e as
distorções. “O que ele faz é uma tentativa de nos confundir, na
posição de questionar o que vemos. Ele usa o espelhamento para
mostrar o que nosso olho não consegue ver”.
Conforme aforismo de Picasso: "A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade".
Conforme aforismo de Picasso: "A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade".
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