quarta-feira, 6 de julho de 2011

Revolução Agrária: Evo entrega novos títulos de terra na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, entregará, nesta quarta (06), em Santa Cruz, 465 novos títulos de terra para médios produtores proletários e empresas agrícolas, como parte do processo da Revolução Agrária.

Segundo fontes do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Inra), a medida beneficiará mais de mil pessoas nas regiões de Santa Cruz (leste) e nas amazônicas Beni e Pando. Também receberão essas propriedades, que abarcam ao todo quase 684 mil hectares, moradores de Chuquisaca, Tarija, Cochabamba, La Paz e Potosí.

O diretor do INRA, Julio Urapotina, explicou que essa instituição realiza um intenso trabalho para entregar terras a comunidades indígenas e camponesas não contatadas, que vivem ao sul e leste do país, no Chaco e em algumas zonas de Chuquisaca.

O chamado processo de Saneamento e Titulação de Terras no país avança, disse, bem como a política de recondução comunitária.

Segundo o diretor, até junho deste ano foram dados títulos de posse de mais de 59 milhões de hectares, o equivalente a 55% dos cerca de 106 milhões de hectares que devem ser tituladas até 2013. Também foram retomados 75 mil hectares de terras que não cumpriam sua Função Econômica e Social (FÉS).

O diretor explicou que a recuperação de terras fiscais e o processo de redistribuição garantirá a soberania alimentar no país.

Fonte: Prensa Latina

Buscado no Vermelho

Nenhum comentário: