terça-feira, 12 de julho de 2011

SOLIDARIEDADE É CRIME POLÍTICO NA DINAMARCA



Já se ouviu falar de presos políticos em muitos países do mundo, mas nunca na Dinamarca. No entanto, é o que acaba de acontecer. Anton Nielsen, de 72 anos, foi condenado a seis meses de prisão pelo Tribunal de Copenhagen .
O seu crime: apoio e solidariedade ao povo palestino, com recolha de dinheiro para o trabalho humanitário da FPLP. O imperialismo americano classificou a FPLP como organização "terrorista" e o sub-imperialismo europeu seguiu servilmente o diktat do amo americano. Nielsen preside a associação Horseroed-Stutthof, que congrega antigos presos políticos da ocupação alemã da Dinamarca, bem como suas viúvas e descendentes. A colecta de fundos foi efectuada por esta associação.

No mesmo dia, o tribunal de Copenhagem condenou Viggo Toften Joergensen, dirigente do Sindicato dos Carpinteiros, a seis meses de prisão. A condenação foi por haver enviado dinheiro às FARC, em apoio a líderes sindicais assassinados pelos fascistas colombianos.

Verifica-se assim que além de participar das agressões ao Afeganistão e à Líbia, a Dinamarca desenvolve também a repressão contra os seus próprios cidadãos. A democracia burguesa mostra as suas garras. 

Nenhum comentário: