sábado, 2 de junho de 2012

Educação sem escola




 Buscado no Aprender Sem Escola 


 


"Toda a educação assenta nestes dois princípios: primeiro repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e depois iniciar as crianças humilhadas na mentira, de modo insensível e progressivo."

Franz Kafka



"Educação: a imposição do incompreensível ao indiferente pelo incompetente." 


"Um mestre que ensina na sua escola trinta ou quarenta crianças consegue fazer de todas elas pessoas capazes de pensar? Não. Por isso considero as escolas instituições perniciosas."

 ~ Multatuli


"Por muito cuidado que se tenha, educar é podar; deixar crescer com toda a força o ramo que nos agrada."

"A publicidade é uma fábrica de perfeitos fregueses, ávidos e estúpidos; a educação, que lhe é paralela, fabrica cidadãos servis e crentes."
 Fonte - Espólio, Agostinho da Silva

Agatha Christie - Os seus livros são dos mais traduzidos do planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare. Como era uma criança extremamente tímida, os pais decidiram educá-la em casa (apenas ela, as duas irmãs não aprenderam em regime de ensino doméstico). O resultado? Agatha Christie escreveu mais de 80 romances policiais e coleções de contos! Mais de 4 bilhões de cópias foram vendidas em diversas línguas.
Link: 10 celebridades que deram bom nome ao ensino domiciliar


"As nossas escolas ensinam a moral feudal corrompida pelo comércio e oferecem como modelo de homens ilustres e que tiveram sucesso o militar conquistador, o barão ladrão e o explorador."
Bernard Shaw 
Fonte - Regresso a Matusalém,


 
"Enquanto meio de educação,
a escola para mim foi um simples vazio."
Charles Darwin


 
 "A escola não deve ter a melancolia da cadeia. Pestallozi, Froebel, os grandes educadores, ensinavam em pátios, ao ar livre, entre árvores. Froebel fazia alterar o estudo do ABC e o trabalho manual; a criança soletrava e cavava. A educação deve ser dada com higiene. A escola entre nós é uma grilheta do abecedário, escura e suja: as crianças, enfastiadas, repetem a lição, sem vontade, sem inteligência, sem estímulo: o professor domina pela palmatória, e põe todo o tédio da sua vida na rotina do seu ensino."
Eça de Queirós
Fonte - Uma Campanha Alegre -


É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas idéias.
Immanuel Kant


Missão cumprida!  

 

Este blog nasceu há 3 anos, em Outubro de 2008, quando resolvi pesquisar "ensino doméstico" na internet. Em vez colocar "home education" ou "homeschooling" no motor de busca da Google UK, resolvi pesquisar em português usando a Google PT. Fiquei chocada ao ver os resultados: apenas 4 entradas. Foi então que decidi disseminar informação em português sobre esta matéria, para que as pessoas dos países lusófonos ficassem pelo menos a par desta abordagem ao aprendizado.

Para mostrar o mundo do homeschooling, resolvi traduzir notícias de todo o mundo, para que as pessoas tomassem consciência de que este é um movimento global praticado por pais dos mais variados backgrounds, de todo o tipo de profissões, níveis de rendimento, educação, e assim por diante.

Hoje, pesquisando na net, já não encontramos apenas 4 resultados. Se buscarem ensino doméstico (sem colocarem a expressão entre aspas), aparecem 2.640.000 resultados! O número de visitantes deste blog ultrapassou os 122.000, o número de seguidores atingiu os 323 e temos 547 membros na rede do ensino doméstico! Considero, face a estes números, que o objectivo a que me propus foi totalmente alcançado, pelo menos assim o sinto.

No Brasil, agora existe a Associação Nacional de Ensino Domiciliar. Em Portugal o Movimento Educação Livre está a dar os seus primeiros passos. Vimos em 2011, pela primeira vez, a participação de Portugal na Conferência Europeia do Ensino Doméstico.

O blog não vai ser fechado, pois contém muita informação. Para navegarem o blog, usem os links acima e, para os posts de 2011, as etiquetas ou o botão da pesquisa na barra direita. Os eventuais interessados sobre o ensino doméstico podem seguir os outros links que constam na coluna aqui do lado direito deste blog.

Agradeço todo o vosso apoio durante estes 3 anos e espero que a informação contida nos 1,190 posts deste blog continue a ser útil.
Entretanto, continuamos no facebook! http://www.facebook.com/pages/Aprender-Sem-Escola/271401166236485

O

Bem-vindos à rede do ensino doméstico

informações completas

Este espaço é de todos nós, pais-educadores buscando novos paradigmas... Aqui, podemos comunicar, trocar ideias e partilhar aquilo que vamos aprendendo através da experiência e do relacionamento com os nossos filhos. E, é claro, também podemos podemos partilhar vídeos, fotos, eventos, links interessantes, etc. e combinar uma hora para um "bate papo"... Agora é convosco! Seria bom dividirmos tarefas... se quiserem contribuir, estejam à vontade para tal!

O






É possível que a batalha judicial (civil e criminal) do casal Cleber e Bernadete Nunes pelo direito de ensinar seus filhos em casa seja um fenômeno que não tenha a dimensão e a transcendência que parece

O



O

Legislação Educacional


O

Conheça Academia Khana
http://www.khanacademy.org

3 comentários:

Unknown disse...

Podar, reprimir erros ou acertos é bem mais fácil.
O professor não quer aluno pensante para não ser questionado.
Beijos!

jader resende disse...

Janice, obrigado pelo carinho.
Questiono o seguinte. Porque não podemos ter a liberdade de educar, ou melhor, ensinar, no lar? Qual a moral que os sucateadores das escolas publicas tem de impedir os pais de ensinar seus filhos no lar? Cito o Caso Nunes, que foram processados por tentar educar seus filho. Acredito que existe um monte de PAGOU-PASSOU por esse mundo afora. Não sou professor pouco possoopinar e aproveito pra te convidar a ler o que penso sobre ensino no texto.

Disciplina social
http://jaderresende.blogspot.com/2011/02/disciplina-social.html

Abração

jader resende disse...

http://jaderresende.blogspot.com.br/2011/02/disciplina-social.html