sexta-feira, 8 de junho de 2012

Foto da menina queimada com napalm, completa 40 anos

buscado no Brasil Mobilizado


crédito abc.com

Esta imagem completa 40 anos nesta sexta-feira.  Kim Phuc com 9 anos, quando foi tirada foto fugia com queimaduras provocadas pela explosão de napalm de sua aldeia  que estava em chamas,  resultado do bombardeio durante a Guerra do Vietnã.
 A fotografia foi tirada pelo repórter da Associated Press, Huynh Cong "Nick" Ut, que ajudou a capturar o horror de uma guerra que ainda hoje é lembrado em todo o mundo. 
O momento capturado pela câmera do repórter ocorreu quando uma aeronave do Exército sul-vietnamita bombardeou a pequena aldeia de Trang Bang perto de Ho Chi Minh, em uma operação para controlar a comunicação por estrada entre o Camboja eo Vietnã.
 O instantâneo de 8 de Junho 1972 deu a volta ao mundo,impactando a tal ponto que foi  crucial para apressar o fim dos enfrentamentos e posteriormente a guerra que causou a morte mais de 2 milhões de civis vietnamitas. 
Por causa do aniversário desta imagem, Phuc de 49 , deu declarações assegurando que até a época do bombardeio vivia feliz. No entanto, o napalm mudou sua vida, causando queimaduras em 65 por cento de seu corpo, especialmente nas costas e braços.
Depois de ter capturado a dor da menina, o fotógrafo a levou para um hospital próximo pedindo aos médicos para atendê-la e que não se esquecessem dela.
 A menina recebeu alta treze meses depois e permaneceu em tratamento  até a  adolescência, recebendo analgésicos para as dores que permaneceram como sequelas das queimaduras.
 Depois de um longo tratamento, ela conheceu um jovem vietnamita, quando era estudante e se casou em 1992.
 A jovem pensava que ninguém se interessaria por ela por causa das cicatrizes que tinha no corpo.Tem  quatro filhos e hoje olha a foto como uma  provação que a vida lhe colocou para encontrar o caminho para ser livre enfrentando seus medos.

traduzido do siteAporrea.

PUXADINHO



4 comentários:

Unknown disse...

Certo dia eu vi uma entrevista com essa garota já mulher, morando nos USA. Contando o que sofreu depois do que passou.
Um forte abraço

jader resende disse...

Curiosidade, vou procurar a entrevista, caso você lembre, mande o endereço, tá bom?

Um forte abraço

BURGOS disse...

Jader

Kim Phúc reside no Canadá e possui dois filhos. Nunca morou nos EUA.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2012/06/os-40-anos-da-imagem-historica-da-guerra-do-vietna-3783948.html


Um grande abraço meu amigo

jader resende disse...

Caro Burgos.
Obrigado pela indicação.
segue um complemento, basta clicar no Link para chegar no endereço indicado por voce.

40-anos da imagem histórica da guerra do vietna

Abraços grande amigo