domingo, 17 de junho de 2012

O Silêncio das Abelhas

Buscado no Docverdade


As abelhas surgiram na terra há 100 milhões de anos e tem sua evolução totalmente ligada as flores.
Mas com o Agronegócio, seu habitat está sendo devastado, seu ar poluído, seu pólen contaminado com pesticidas carregados de neurotoxinas, gerando um processo suicida: sem elas não haverá colheita.
Por causa disso, apicultores sobre rodas levam suas colmeias de um extremo ao outro dos EUA. As mesmas abelhas trabalham na Flórida e na Califórnia e fazem longas viagens de caminhão para polinizarem as plantações.
Mas agora elas estão desaparecendo rapidamente no mundo todo, pondo em risco a alimentação como a conhecemos. Somente nos EUA 1/3 delas se foram. A contínua redução das populações não se restringe apenas às abelhas, mas também às borboletas e outros insetos vitais para a planta.
A polinização de 3/4 das plantas dependem de insetos polinizadores.


As abelhas tem um papel fundamental na nosso mundo, elas polinizam grande parte das árvores de fruto que nós e inúmeras outras espécies vitais para o equilíbrio na natureza. E se de repente alguém lhe disser que as abelhas estão a desaparecer e todo o ciclo de polinização está em risco de colapsar. Na realidade é exatamente isso que está a acontecer!

Nenhum comentário: