quarta-feira, 30 de maio de 2012

A água e as suas implicações

buscado no  Prezado...Cara Pálida

Fiz uma coletânea de assuntos que dizem respeito à água para traçar uma linha de raciocínio de forma que os leitores possam verificar o que está acontecendo nas questões geoestratégicas e econômicas desse precioso líquido que só damos valor quando temos que pagar caro por ele, ou então quando nos falta.

Tibiriçá



A água e os seres humanos

Sabemos que a água compõe (em peso) cerca de dois terços do corpo humano. Ela imprescindível para o bom funcionamento da circulação, respiração, converter os alimentos em energia e outros processos corporais. Perdemos água através do suor, urina, fezes e até mesmo a respiração. Esta água deve ser reabastecida para que os nossos órgãos de continuar a funcionar corretamente. No forte calor, um adulto pode perder até 1,5 litros de água através somente através do suor.
Estudos tem demonstrado que, se o corpo perder apenas 2,5% do seu peso em água, pode perder 25% de sua eficiência. Isso significa que: um homem de 80 kilos, provavelmente já desenvolverá problemas caso perca 2 litros da água corporal. Essa “pequena” desidratação pode engrossar o sangue, isso faz o coração trabalhar mais e circulação ser menos eficiente, prejudicando a oxigenação do corpo. Isso é um sinal de alerta!
Mas, quanto tempo o corpo humano aguenta sem água? Bem, supondo que se trata de alguém em boa forma, com o funcionamento normal de todos os seus órgãos e em condições normais (sem muito frio ou calor), um ser humano pode viver por cerca de 3 a 5 dias sem água. Mas, é claro que a degradação dos sentidos (olfato, visão, paladar, tato) e a queda nos sistemas do corpo (respiratório, circulatório etc) são obviamente graduais.
Uma desidratação leve (1º dia) engrossa a saliva, perde a frequência urinária e resulta numa urina com cor e odor fortes. Na desidratação moderada (do 2º ao 3º dia), a urina quase cessa – Claro, o corpo precisa economizar água – a boca, a mucosa do nariz ficam secas e pode gerar rachaduras, olhos fundos e sem lubrificação e batimentos cardíacos acelerados. A desidratação severa (do 3º dia em diante), a urina definitivamente cessa, perda temporária ou completa da sensibilidade e dos movimentos, cansaço devido a baixa oxigenação dos sistemas, vômito, diarréia. Até o 5º dia (dependendo da pessoa) há um estado de choque. A pele fica em tons azulados e muito fria, consequencia da perda de pressão sanguínea. A partir dessa fase, o fim da vida é questão de tempo.

Quanta água existe no mundo

Enquanto boa parte do mundo já encontra-se em estado de alerta em razão da falta de água potável, como é o caso da África Subsaariana e alguns países asiáticos, uma reserva subterrânea situada em plena Amazônia pode ser a maior do planeta, graças a um volume de 86 mil quilômetros cúbicos de água doce, o equivalente para abastecer a população mundial (atualmente estimada em sete bilhões) em até 100 vezes.

A reserva em questão é o
Aqüifero Alter do Chão, que foi alvo de um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), cuja publicação foi feita em abril de 2010. Localizado sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá, o aquífero tem quase o dobro do volume de água potável que o Aquífero Guarani (com 45 mil km³ de volume), até então considerado o maior do país e que também passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai.

"Os estudos que temos são preliminares, mas há indicativos suficientes para dizer que se trata do maior aquífero do mundo, já que está sob a maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do Amazonas/Solimões. O que nos resta agora é convencer toda a cadeia científica do que estamos falando", afirmou ao portal
G1 Milton Matta, geólogo da UFPA.

O especialista adiantou que o Aquífero Alter do Chão deverá ter o nome mudado por ser homônimo de um dos principais pontos turísticos do Pará, o que costuma provocar enganos sobre a localização da reserva de água. Uma das sugestões é Aquífero Grande Amazônia, em razão de uma "visibilidade comercial mais interessante". Matta tenta concluir a segunda etapa do estudo junto ao patrocínio do Banco Mundial e outros apoiadores científicos.

Ele também destacou a qualidade da água que pode ser explorada no Alter do Chão. "A região amazônica é menos habitada e por isso menos poluente. No Guarani, há um problema sério de flúor, metais pesados e inseticidas usados na agricultura. A formação rochosa é diferente e filtra menos a água da superfície. No Alter do Chão as rochas são mais arenosas, o que permite uma filtragem da recarga de água na reserva subterrânea", comparou Oliveira.

Além do Guarani, que abrange os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estendendo-se à Argentina, ao Paraguai e ao Uruguai, e do Alter do Chão, o Brasil também possui outros aquíferos importantes, como é o caso do Urucuia (BA), Serra Grande (PI) e Cabeças (MA).
Se você despejasse toda a água do mundo em uma área do tamanho dos Estados Unidos e não pudesse contê-la, criaria um lago com 145 km de profundidade.
Quanto isso daria? Aproximadamente 525 milhões de quilômetros cúbicos de água de acordo com uma pesquisa geológica dos EUA. Aproximadamente 72% da superfície da Terra é coberta com água, mas 97% disso é água salgada, inadequada para ingestão. Portanto, alguns fatos sobre água doce:
70% da água doce está nas capotas polares.
Menos de 1% da água doce do mundo é facilmente acessível.

6 países (Brasil, Rússia, Canadá, Indonésia, China e Colômbia) possuem 50% das reservas mundiais de água doce.
Um terço da população mundial vive em países com problemas de abastecimento de água . A mesma quantidade de água doce que há na superfície do planeta em forma líquida está armazenada subterraneamente.

Política de distribuição da água

O nosso país é privilegiado. Temos gigantescas reservas de água praticamente em todos os Estados com exceção dos situados no semi-árido do Nordeste.
Isso não é nenhuma novidade! 
O que a maioria não sabe é que existem reservas simplesmente gigantescas, maiores ainda que aquelas contidas nos rios e lagos de superfície. São as reservas dos aquíferos subterrâneos.
A grande reserva Brasileira de água: os aquíferos subterrâneos
Lembre-se que no ciclo hidrológico, uma parte da água superficial penetra nas rochas permeáveis formando vastos lençóis freáticos também chamados de aquíferos.
O maior aqüífero conhecido do mundo, O AQÜÍFERO GUARANI, está localizado em rochas da Bacia Sedimentar do Paraná e ocupa uma área de mais de 1,2 milhões de km2. Este super-aquífero estende-se pelo Brasil, (Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com 840.000 Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina, (255.000 Km²).
Este aqüífero pode conter mais de 40 mil quilômetros cúbicos de água o que é superior a toda a água contida nos rios e lagos de todo o planeta. Somente este fato poderia significar que o abastecimento de água Brasileiro estaria garantido , sem reciclagem e reaproveitamento por milhares e milhares de anos...imagine então se fizermos uma reciclagem, tratamento e reaproveitamento eficientes...teremos água para todo o sempre.
Estima-se que por ano o Aquífero Guarani receba 160 quilômetros cúbicos de água adicional vindas da superfície. Este é um ponto que pode ser considerado um problema ou uma solução. Se estas águas superficiais estiverem contaminadas   o aquífero será terrivelmente atingido.
A água do Guarani já abastece muitas comunidades nos Estados do Sul-Sudeste do País.
Reservatórios subterrâneos de água potável são conhecidos em todos os terrenos e regiões do Brasil. Mesmo no semi-árido do Nordeste existem gigantescos reservatórios. Somente um deles possui um volume de 18 trilhões de metros cúbicos de água disponível para o consumo humano, volume este suficiente para abastecer toda a atual população brasileira por um período de, no mínimo, 60 anos isso sem reciclagem ou reaproveitamento desta água.
O potencial de descoberta de novos aquíferos, inclusive maiores do que o próprio Guarani é muito grande. É só lembrar que 3/4 dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados da superfície Brasileira correspondem a Bacias Sedimentares como a do Paraná. Todas estas bacias contém unidades sedimentares porosas e permeáveis que podem formar excelentes aquíferos de dimensões continentais.
Em sondagens profundas (>400m) na Bacia do Amazonas (PA) podemos constatar esta verdade. Intersectamos um gigantesco aqüífero com artesianismo que até hoje fornece água ininterrupta à comunidade da Transamazônica. Este reservatório, ainda não mapeado, foi intersectado em poucos furos distantes dezenas de quilômetros o que dá uma idéia de seu volume.
Mais interessante ainda é que os aquíferos tem uma água pura, sem poluentes ou contaminantes podendo ser utilizada diretamente para consumo. Em outras palavras uma água barata e pura que não necessita de tratamento.

Aspectos econômicos - comercialização da água 


Em Minas Gerais, o caso Nestlé na cidade de São Lourenço, no sul de Minas Gerais, uma das mais famosas estâncias hidrominerais do país, vem sendo vítima de uma criminosa conspiração, liderada pela multinacional, Nestlé que está pondo em risco o futuro de suas, medicinais e curativas, águas minerais.  leia mais aqui...


No Amazonas, navio abastece seus reservatórios com até 600 mil litros de água amazônica. O interesse está na qualidade da água dos afluentes que formam os rios da Amazônia que será vendida no exterior. Outro motivo de preocupação é a entrada de microorganismos do oceano nos rios.  hidropirataria...veja aqui  




Água com remédio - Lítio


Das substâncias que compõem a água mineral natural, o lítio é considerado um calmante natural. Encontrado também na água salgada, o lítio ajuda na depuração do ácido úrico. Mas é como ingrediente de tratamentos neurológicos que ele é mais conhecido.
Ele atua nos estados de humor, agindo contra o estresse, a agressividade, a ansiedade, o nervosismo, a irritabilidade, a depressão e a TPM. Suplementos de lítio são usados também no tratamento de transtornos bipolares.  leia mais aqui


Geopolítica da água e a paranóia conspiracionista


O presidente dos Estados Unidos, George Bush, comprou 40 mil hectares de terras no Paraguai, na região do Chaco, próximo ao Pantanal brasileiro em cima do aqüifero Guarani e de reservas de gás da Bolívia,  veja aqui   conforme Luis D'elia



 




Fonte: Os Links que constam no texto 

Puxadinho do blog
 Mudanças e divergencias

Americanos vendendo água da Amazônia

O apelo exótico da selva. Americanos vendendo água da Amazônia
 
EQUAretirada do solo
da Amazônia e distribuída nos EUA a partir de abril
Num mundo em que as roupas e os acessórios servem para demonstrar a que tribo se pertence, não basta tomar água mineral – é preciso escolher a marca certa. Os famosos de Hollywood já elegeram a sua: Bling, cuja garrafa esbranquiçada – de vidro, naturalmente – leva aplicações de cristal e custa a bagatela de 50 dólares. Entre os simples mortais, um critério freqüente para escolher a mineral que combine com a própria personalidade é a origem do produto. Quanto mais exótica, melhor. A Fiji é extraída de um aqüífero formado numa antiga cratera vulcânica na Ilha de Viti Levu, no Arquipélago Fiji. A Ty Nant vem do País de Gales, aquela charmosa parte da Grã-Bretanha que há séculos tem aspirações separatistas – o que tem seu charme numa Europa Ocidental de fronteiras já bem delimitadas.
Um dos lançamentos mais aguardados dos últimos tempos entre as águas de luxo é a Equa. Ela é extraída de uma fonte no coração da Floresta Amazônica brasileira. Sua história começa com o americano Jeff Moat, que trabalhou durante quinze anos em Manaus, onde tinha uma firma de exportação de pescados. Dois anos atrás, de volta ao Brasil, ele teve a idéia de analisar amostras das águas amazônicas. "As análises feitas em laboratórios americanos da fonte da Equa mostram que essa é a água mineral mais pura do mundo", exagera Moat. A Equa chegará ao mercado americano em abril do ano que vem, ao custo de 8 dólares a embalagem de 750 mililitros. O lançamento no Brasil está previsto para maio de 2009.
Assim como ocorreu com as águas engarrafadas tradicionais, o mercado das águas de luxo cresceu nos últimos anos. "O preço mais elevado desses produtos faz com que, apesar do número pequeno de consumidores, o setor movimente uma quantia significativa", disse a VEJA Gary Hemphill, diretor da consultoria americana Beverage Marketing, especializada em bebidas. Com a multiplicação das águas minerais chiques, já surgiram até especialistas em degustá-las – os sommeliers do H2O, presentes em alguns restaurantes americanos de luxo. "A água mineral será amanhã o que hoje é o vinho", diz Michael Mascha, fundador de um site dedicado a avaliar águas minerais de todo o planeta.
Paula Neiva

BLING
sucesso entre os famosos
de Hollywood
Origem Estados Unidos
Preço 50 dólares (750 ml)

FIJI
o fascínio dos mares do sul ajuda nas vendas
Origem Ilhas Fiji
Preço 1,5 dólar (330 ml)


VOSS
a embalagem lembra o frio nórdico
Origem Noruega
Preço 1,6 dólar (375 ml)





TY NANT
garrafa com design premiado
Origem País de Gales
Preço 3 dólares (710 ml)


Navios-tanque traficam água de rios da Amazônia

 

Falta de fiscalização facilita a ação de criminosos. Autoridades brasileiras já foram informadas da situação
É assustador o tráfico de água doce no Brasil. A denúncia está na revista jurídica Consulex 310, de dezembro do ano passado, num texto sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o mercado internacional de água. A revista denuncia: “Navios-tanque estão retirando sorrateiramente água do Rio Amazonas”. Empresas internacionais até já criarem novas tecnologias para a captação da água. Uma delas, a Nordic Water Supply Co., empresa da Noruega, já firmou contrato de exportação de água com essa técnica para a Grécia, Oriente Médio, Madeira e Caribe.

A defesa das águas brasileiras está na Constituição Federal, no Artigo 20, que
 trata dos bens da União. Em seu Inciso III , a legislação determina que rios 
e quaisquer correntes de água no território nacional, inclusive o 
espaço do mar territorial, pertencem à União. Isso é complementado 
pela Lei 9.433/1997, 
que trata da Política Nacional de Recursos Hídricos, 
em seu Artigo I , Inciso II, 
que estabelece ser a água recurso limitado, dotado de valor econômico, e determina 
que o poder público seja responsável pela licença para uso dos recursos hídricos, “como
 derivação ou captação de parcela de água”. A ingerência estrangeira nos
 recursos naturais da Amazônia tem aumentado significativamente 
nos últimos anos. Seja por ação de 
empresas multinacionais,
 pesquisadores estrangeiros autônomos
 ou pelas missões religiosas internacionais.

http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/12/aquifero-guarani.html
 
 
Leia também no blog 
Jader Resende

A ocupação da América do Sul

Energias Renováveis Necessidade, Promessas e Surpresas

Água, mas não para todos

Aquífero Guarani está contaminado por agrotóxicos

As águas turvas da Nestlé.

AS RAZÕES DA IV FROTA - Cap I - O PLANETA ÁGUA

Aquífero Guarani

Fazendas de água

Fluxo: Pelo Amor à Água (1/8)

O valor da água

Navios-tanque traficam água de rios da Amazônia

Vovo Água

Água é um bem universal

A guerra da água na Bolívia, em 2000, foi um exemplo para a humanidade

Pouca água, muita gente

Beba água


Nenhum comentário: