terça-feira, 8 de maio de 2012

Como ser escritor a passos virtuais



por Gerson Avillez em 05 de mai de 2012 às 23:12 

Dicas para aqueles que desejam e sonham um dia ter seu livro reconhecido entre o panteão da literatura brasileira, e como amantes do mesmo e do conhecimento, e que respeitem os que assim tentam ser e produzir.
Notando que mesmo eu, em busca de um espaço no mercado editorial vem sido uma luta constante, procuro ajuda de colegas que compartilhem do mesmo sonho e conhecimentos obre a área o que me levou a este post. Pelo incrível que parece são inúmeras as opções para aquele que aspire escrever, tanto da confecção, como de espaço para publicações e vendas mesmo que ainda falte alguma ferramenta realmente eficiente para divulgação. Lembrando que nada substituí o espaço de publicações nas livrarias convencionais de onde parte a consagração e mesmo que prémios ‘cartas marcadas’ como Jabuti estejam longe, este é um espaço mínimo para quem assim o deseja. Deste modo foram separados sites com dicas para cada estágio de uma publicação a mente inquieta do escritor, cá estão as dicas, basta agora o autor ter criatividade e talento para escrever!

Tradutores
Que a internet é óbvia ferramenta de estudos e pesquisa ninguém nega. Mesmo para quem escreve uma pesquisa anterior sempre é necessária utilizando buscadores convencionais como Google e mesmo tradutores que fora o igualmente conhecido do Google pode tornar os títulos dos capítulos mais elegantes. O caso é do tradutor de latim como este abaixo:


Conversor de PDF
Site totalmente gratuíto em que converte seu arquivo DOC para os leitores do adobe acrobat, o popular PDF. Aqui sendo esperto pode-se divulgar trechos do seu livro, ou mesmo ele completo, em sites, foruns e tanto mais. Indicado a quem quer ter seu trabalho conhecido e reconhecido, pois há opções de segurança como bloqueio anti-cópia e etc. basta apenas selecionar o arquivo e digitar seu e-mail que uma cópia será enviada automaticamente ao mesmo, mesmo que a prioridade sejam de clientes pagos.

Conversor.jpg

Registros de propriedade imaterial

Não só é recomendado como necessário pedido por qualquer editora que o autor tenha suas obras registradas especificamente na Fundação Biblioteca Nacional, que naturalmente somente pode ser realizada pessoalmente com um exemplar impresso da obra e após o pagamento da taxa quase simbólica. Para aqueles interessados a ver como está sua obra ou mesmo pesquisar sobre terceiros o site do orgão é o seguinte:

Clube de Autores
Após o livro escrito não tem espaço com as editoras convencionais? Aqui você após editar seu próprio material pode após ter a versão em PDF montar seu próprio livro para publicação. Mesmo que pendente de divulgação – isso o site não faz – o livro fica disponível a venda física sendo apenas tarifado o exemplar pedido ao cliente e com direitos a percentuais de direitos autorais a escolha do autor!

Downloads
Quer divulgar trechos de seu livro ou mesmo disponibilizar livros escritos inteiros de sua autoria? As opções para upload de seus arquivos (prefere-se em PDF) são inúmeras e a que particularmente sirvo-me é 4 Shared, servidor muito polemizado pela divulgação de material pirateado, mas que é importante como parte de qualquer divulgação do gênero.

Flip e outros sites interessantes ao escritor
Outra dica é que realmente sem atuação física fica dífcil o autor obter algum resultado positivo com sua obra, e por isso é aconselhavél o autor ficar por dentro de festivais como o Flip de Parati, e mesmo dar presença nem que seja vender seu peixe pessoalmente pessoa por pessoa. Abaixo separo outros sites interessantes a quem desejeficar por dentro de tudo da literatura como escritor:

Festa Literária Internacional de Paraty -http://www.flip.org.br/

PerSe (Publicação):  

Cadastro E-biografias:

Publicação PDF 

Como não sou de aço, faço de exemplo igualmente meus trabalhos no qual disponibilizo o link de algumas obras completas e gratuítas em formado Adobe Acrobat.

Ecce Libro
Primeira obra verdadeiramente do arco de livros, Gerson Avillez faz um mergulho pelo universo em seus diferentes 'ismos' da filosofia tocando nos fundamentos da filoversia que serão debatidos nos demais livros tal como a Paradoxologia. Uma refutação dos principais debates filosóficos de forma interligada e introdutória aos demais livros tal como a apresentação das principais teorias por mim desenvolvidas. Se propondo ser um divisor de águas, Ecce Libro, é o livro base das demais obras em propostas de teses que partiram tecnologias conceituais exploradas nos contos de 'Crônicas do Tempo' e 'Crônicas Atemporais"..
Num paralelo aos quebra-cabeças, no mosaico do universo todas as peças do conhecimento devem se encaixar funcionalmente em todas direções-lados, ganhando sentido e lógica ao próximo e longe, pois somente um lado de uma única peça poderá deixar arestas prejudicando a conclusão deste mosaico.

Crônicas do Tempo
Crônicas do Tempo, é o primeiro livro de uma série de quatro onde neste uma série de contos mostram a variação de vidas de um personagem e cujo desfecho particularmente é surpreendente. Partindo-se da Teoria da Flor-do-Tempo e outros argumentos de Ecce Libro aqui nesta obra de ficção o autor Gerson Avillez nos apresenta uma séries de 8 contos que apresentam diversos elementos paralelos comuns que serão gradualmente sentidos ao longo do livro que tem por finalidade abordar as diversas teorias e teses especulativamente propostas em Ecce Libro, mas do qual o desfecho trará grandes revelações, introduzindo ao conceito das viagens temporais e suposições reflexivas de mundos paralelos, em histórias de sentido moral e narrativo apesar de não relacionadas ligadas de modo surpreendente em seu desfecho.

Crônicas Atemporais
A continuação de Crônicas do Tempo, o livro mantém a mesma linha de contos, porém, aqui sutilmente interligados de modo episódico. Dando seguimento a 'Crônicas do Tempo' num misto de prequel e sequência e com uma narrativa episódica, a história de 'Crônicas Atemporais' narra o que ocorreu após o desaperecimento temporal de John Roberts ao periodo medieval até as ocorrências que levaram a suposta morte de Octavios e seus desdobramentos pelo próprio tempo mediante a estranha anomia espaço-temporal e a narcose temporal pela misteriosa flor de mil pétalas. Fazendo incríveis revelações e com grandes reviravoltas, levantando questões sobre a procedência da anomia e zonas de entropia temporal, as entidades sombrias e seu propósito através dos tempos e nos introduzindo o não menos genial vilão Designnium, aqui conheceremos a fundo a origem e a luta da T.E.M.P.U.S. e que a terrível e maquiavélica Bug´s Time é muito maior do que pensamos. Nada é o que parece ser!


Dicionário Estranho
Para os que amam curiosidades e siglas este é um prato cheio. Sendo uma reunião de termos e nomes do insólito, quer sobrenatural, cripto ou mesmo conspiracional tal fora uma das fontes de pesquisas e inspiração para os livros do autor, e ainda incluí um resumo dos termos utilizados em seus livros e das principais criações.
http://www.4shared.com/office/tmiq5yT5/Vocabulrio-Sci.html

O Tratado dos Clichês

O livro condesa mais de 500 clichês dos mais variados gêneros por pesquisa e empenho próprio do autor a cada filme que assistiu ao longo dos anos. Não obstante, como alguns trechos postados neste espaço mostra, este discute a condição patética da repetição a exaustão revelando os aspectos tanto filosóficos como psicológicos do mesmo. Para quem é fã de cinema é altamente indicado, pois diverte!

Gerson Avillez – 2012®

Um comentário:

Unknown disse...

Jader, estou sempre passando por aqui, não consigo entender política.
Ainda estou aprendendo usar o blog, e gostaria de uma orientação se possível.
Beijos!